Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2011 / Novembro / Criado serviço de atendimento a mulheres brasileiras residentes no exterior

Criado serviço de atendimento a mulheres brasileiras residentes no exterior

25/11/2011

Brasília/DF – A Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República lança hoje, 25 de novembro, em Brasília/DF, a ampliação do Serviço da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. O novo serviço será destinado às mulheres que vivem em Portugal, Espanha e Itália para atender casos de violência nestes países.

O lançamento do serviço permitirá um canal de diálogo permanente entre o governo brasileiro e as mulheres brasileiras residentes no exterior. O atendimento prestará informações básicas sobre direitos, orientações e procedimentos em caso de violações de direitos e situações de violência. O projeto piloto será implantado inicialmente em Portugal, Espanha e Itália.

Segundo a Ministra Iriny Lopes, há relatos de violência moral, física e sexual contra mulheres brasileiras. Há também casos de violência doméstica, cárcere privado e de falsas promessas de emprego feitas por organizações criminosas que acabam induzindo as vítimas à prostituição.

Conforme a Secretaria de Políticas para as Mulheres a iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República, Ministério da Justiça e o Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de unir esforços para o enfrentamento à violência contra as mulheres brasileiras residentes no exterior.

A Polícia Federal conta com representações nas embaixadas dos três países e estará atenta às demandas encaminhadas ao serviço.

O evento de lançamento, que acontece no Dia Internacional da Não Violência Contra Mulheres, conta com a participação das autoridades dirigentes das entidades envolvidas na criação do serviço.

 

O SERVIÇO

O serviço funcionará em tempo integral e as ligações serão gratuitas. O atendimento será realizado em idioma português

PORTUGAL: As interessadas deverão ligar para o número 800 800 550, discar a opção 3 e em seguida informar o número 61-3799-0180.

ESPANHA: As interessadas deverão ligar para o número 900 990 055, discar a opção 3 e em seguida informar o número 61-3799-0180.

ITÁLIA: As interessadas deverão ligar para o número 800 172 211, discar a opção 3 e em seguida informar o número 61-3799-0180.

O serviço de atendimento conta com o suporte das embaixadas e consulados brasileiros nestes países.

 

Por: Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal

Tel.: (61) 2024-8142

registrado em: