Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2011 / Novembro / PF deflagra Operações Miragem e Caixa Preta

PF deflagra Operações Miragem e Caixa Preta

24/11/2011

Rio de Janeiro/RJ - A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e o Ministério da Previdência Social, após um ano de investigações, deflagrou em 24/11, as Operações Miragem e Caixa Preta.

As investigações foram iniciadas para apurar ilegalidade no requerimento e no saque de benefícios previdenciários e assistenciais por despachantes e servidores autárquicos que inseriam informações fictícias nos sistemas previdenciários e falsificavam documentos públicos, visando à concessão de benefícios da prestação continuada, pensões por morte e aposentadorias irregulares.

A organização criminosa atuava a partir da falsificação de documentos públicos e da inserção de dados falsos nos sistemas da Previdência Social, com o objetivo de requerer e sacar benefícios previdenciários e assistenciais fraudados.

Os fraudadores utilizaram vítimas de grandes desastres aéreos no país, forjando falsas relações de parentesco e dependência econômica para subsidiar a concessão irregular de pensões por morte.

Inicialmente foram identificados cerca de 160 benefícios fraudulentos ou com sérios indícios de irregularidade. O prejuízo aos cofres públicos é estimado inicialmente em R$ 3 mi.

Estão sendo cumpridos 17 mandados de prisão preventiva, envolvendo cinco servidores do INSS, e 28 mandados de busca e apreensão.

Os investigados, dependendo da participação, responderão por estelionato, inserção de dados falsos em sistemas de informação, falsidade ideológica, falsificação de documento público, advocacia administrativa e formação de quadrilha.

Cerca de 160 policiais e técnicos da Previdência Social participam da operação, cumprindo os mandados na área metropolitana da Cidade.

Maiores informações serão prestadas em entrevista coletiva às 11h, na Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro, situada na Av. Rodrigues Alves, 01, Centro.

 

Por Comunicação Social/ Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro

Tel.: (21) 2203-4404 / 2203-4405

registrado em: