Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Outubro / Operação Laranja Mecânica contra sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Operação Laranja Mecânica contra sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

17/10/2012

Maringá/PR - A PF, em ação conjunta com a Receita Federal, realiza hoje, 17/10, a fase ostensiva da Operação Laranja Mecânica, com o objetivo de desarticular organização criminosa dedicada à sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Aproximadamente 200 policiais federais e 100 servidores da Receita dão cumprimento a 44 mandados de busca e apreensão e 35 para condução coercitiva de investigados, expedidos pela Justiça Federal, nas cidades de Maringá e Curitiba, no Paraná, além de São Paulo/SP, Iguatemi e Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul e Caxias do Sul/RS.

Durante as investigações, iniciadas em 2008, apurou-se que integrantes de uma família maringaense constituíram diversas empresas, no ramo de autopeças, utilizando-se de interpostas pessoas, “laranjas”, para se desvincularem das pessoas jurídicas. Assim, incorreram em sonegação fiscal e, à vista de qualquer ação fiscalizadora, prontamente abandonavam as empresas à responsabilidade dos referidos “laranjas”.

Foi verificada a existência de uma rede de aproximadamente 400 empresas, com utilização de 500 “laranjas”, em diferentes estados da Federação.

A apuração realizada pela Receita Federal indicou sonegação fiscal já constituída da ordem de R$ 150 milhões, cifra que pode quintuplicar em razão das autuações fiscais realizadas nesta data, no curso do cumprimento dos mandados. Nos últimos cinco anos, foi contabilizada uma movimentação financeira, pela organização criminosa, de R$ 1,5 bilhão.

Para viabilizar o acesso dos órgãos fiscalizadores, foi solicitado pela Polícia Federal e deferido pela Justiça Federal, por meio da 3ª Vara Criminal Federal em Curitiba, o bloqueio de bens imóveis e móveis da quadrilha, aí incluídas duas aeronaves, utilizadas por membros da família investigada.

 

 

Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Maringá/PR
Tels. (44) 3220-1427 e 3220-1436
www.twitter.com/CSPFPR

www.facebook.com/imprensapf

registrado em: