Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Fevereiro / PF deflagra Operação Brejo dos Crioulos no norte de Minas Gerais

PF deflagra Operação Brejo dos Crioulos no norte de Minas Gerais

16/02/2012

Montes Claros/MG - A Polícia Federal desencadeou hoje, 16/2, com o apoio da Polícia Militar/MG, a Operação Brejo dos Crioulos na região da Comunidade Quilombola, localizada entre os municípios mineiros de Varzelândia, Verdelândia e São João da Ponte.

Estão sendo cumpridos 8 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Montes Claros/MG, com a finalidade de se encontrar armas e munições com supostos pistoleiros, contratados por fazendeiros que estariam agindo na região.

No mesmo local já foram realizadas operações policiais em pelo menos outras duas oportunidades, nos anos de 2007 e 2009, sendo encontradas na época várias armas e munições nas fazendas.

Investigações apontam que conflitos na região envolvendo fazendeiros e quilombolas se acentuaram a partir de setembro de 2011, quando decreto presidencial reconheceu o território quilombola, dando início ao procedimento que levará à desapropriação das fazendas lá localizadas. Segundo o decreto, compete ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA promover a execução das desapropriações decorrentes do reconhecimento do território.

Toda a situação vem sendo acompanhada pelo Programa de Proteção de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, além de outras entidades da sociedade civil.

As pessoas eventualmente encontradas portando armas e/ou munições responderão pelos crimes de porte/posse ilegal de arma de fogo, além de formação de quadrilha, e se condenados podem receber pena de até 7 anos de reclusão.

 

Comunicação Social da PF em Montes Claros

Tel.: (38) 3214-3987