Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Junho / Em ação conjunta, PF fiscaliza estrangeiros em São Paulo

Em ação conjunta, PF fiscaliza estrangeiros em São Paulo

13/06/2012

São José do Rio Preto/SP – A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e o Consulado da Bolívia em São Paulo, desencadeou no início da manhã de hoje, 13/6, no município de Bady Bassitt/SP, operação com o objetivo de fiscalizar a situação de estrangeiros que estariam trabalhando em condições irregulares.

Foram fiscalizados cerca de 20 locais – empresas e outros locais de trabalho. Os estrangeiros, em sua maioria de origem boliviana, foram entrevistados e receberam esclarecimentos sobre a legislação e orientações acerca dos procedimentos de regularização.

Além da verificação da situação migratória e das condições de trabalho, a operação também teve como foco a reunião de esforços para facilitar a regularização dos imigrantes bolivianos interessados em fixar residência no país, nos termos do Decreto nº 6.975/2009, que promulgou o Acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados Partes do Mercosul, Bolívia, Chile e Peru.

Para tanto, os estrangeiros encontrados em situação irregular foram convidados a se dirigir até a Delegacia de Polícia Federal desta cidade, onde foi montada estrutura administrativa voltada a agilizar o atendimento, que contou com a participação de funcionários do Consulado boliviano destacados especialmente para expedir documentos que só poderiam ser requeridos na cidade de São Paulo/SP.

A ação contou com a participação de mais de 30 Policiais Federais, de membros do Ministério Público do Trabalho, de auditores do Ministério do Trabalho e servidores do Consulado boliviano, além do apoio da Polícia Militar, que cedeu ônibus para a realização do transporte dos estrangeiros.

Será realizada entrevista coletiva na sede da Delegacia de Polícia Federal em São José do Rio Preto-SP, às 15h.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em São José do Rio Preto/SP
Tel: (17) 3122-6026

registrado em: