Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Junho / NOTA À IMPRENSA - UNIFESP

NOTA À IMPRENSA - UNIFESP

14/06/2012

São Paulo/SP – Em relação aos eventos que levaram à condução de 25 pessoas que se encontravam no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, para esta Superintendência Regional da Polícia Federal na noite de quinta-feira, 14, prestamos os seguintes esclarecimentos:

Segundo os depoimentos colhidos até o momento, houve manifestação no campus de Guarulhos da UNIFESP. O movimento, que havia se iniciado de forma pacífica, ao longo de uma caminhada, se transformou em agressões verbais quando chegou à frente da Diretoria Acadêmica, havendo um cerco àquele local. Integrantes do grupo entraram no prédio em clima de animosidade, quebrando vidraças, levando os professores e servidores que lá estavam a se sentirem acuados.

Ainda, segundo os depoimentos, após a quebra dos vidros, o grupo passou a pichar o prédio e a quebrar objetos, dentro e fora da Diretoria Acadêmica, havendo incitação a uma nova ocupação do prédio. A Polícia Militar foi chamada para restabelecer a ordem e cessar os atos de violência.

Com a chegada da Polícia, o grupo reagiu, culminando com a condução de 25 pessoas para a Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo, pois a PF tem atribuição para investigar crimes praticados contra servidores públicos e o patrimônio das universidades federais.

Foi realizada perícia no local, tendo sido constatados danos ao patrimônio da UNIFESP.

Dos conduzidos até a PF, 22 pessoas foram autuadas em flagrante e responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de dano ao patrimônio público, constrangimento ilegal e formação de quadrilha.

Quatorze pessoas desse grupo haviam sido conduzidas à PF no último dia 6, quando aconteceu a reintegração de posse do mesmo campus da UNIFESP. Três deles possuem antecedentes criminais por dano e formação de quadrilha.

A Polícia Federal se restringe aos termos da presente nota.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Fone: (11) 3538-5013/5012