Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Junho / Operação Força Verde fiscaliza extração de areia no Rio Jacuí

Operação Força Verde fiscaliza extração de areia no Rio Jacuí

05/06/2012

Porto Alegre/RS - A Polícia Federal, o Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Brigada Militar e a Polícia Civil realizaram nesta terça-feira, (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, a fiscalização de embarcações que atuam na extração de areia ao longo do leito do Rio Jacuí. A ação faz parte da Operação Força Verde e tem por objetivo identificar a extração irregular do minério, quando a dragagem é feita fora da distância regulamentar da margem prevista na legislação ambiental, e as licenças de atividade de concessão para a exploração, emitidas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental - FEPAM, e pelo Departamento Nacional de Produção Mineral -DNPM.

Durante a ação, na localidade conhecida como “porto da manga”- entre Charqueadas e Triunfo - uma draga de sucção carregada com aproximadamente 200 metros cúbicos de areia foi apreendida por não apresentar a devida licença de operação. Um termo circunstanciado foi lavrado pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar. A Polícia Federal irá periciar o rastreador do barco para verificar se o equipamento foi manipulado para omitir informações dos órgãos de fiscalização.

A extração de areia fora dos limites estabelecidos causa danos irreparáveis ao meio ambiente como a degradação das margens dos rios e o desaparecimento de praias e ilhas com prejuízos a fauna e a flora da região. Novas ações de fiscalização com os órgãos estaduais serão realizadas ao longo de 2012.

Comunicação Social da PF Rio Grande do Sul
Tel.: (51) 3235.9005

registrado em: