Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Junho / PF apresenta balanço de um ano da Operação Sentinela

PF apresenta balanço de um ano da Operação Sentinela

08/06/2012

Brasília/DF - A Polícia Federal apresenta balanço após um ano do lançamento do Plano Estratégico de Fronteiras pelo Governo Federal. Foram previstos dois grandes eixos de ações a partir do plano: o das ações emergenciais e o das ações estruturantes.

No eixo das ações emergenciais, foi criada a Operação Sentinela, coordenada pela Polícia Federal e formada pela Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança e Brigada Militar do Rio Grande do Sul. A operação é permanente e voltada para a investigação de crimes transnacionais. No último ano, foram desarticuladas 42 organizações criminosas transnacionais, presas 7.500 pessoas em flagrante, além de apreendidas 146 toneladas de maconha, 24 toneladas de cocaína, 7 milhões de pacotes de cigarros contrabandeados, dois milhões e duzentos mil reais em espécie e dois milhões e setecentos mil dólares em espécie.

No eixo das ações estruturantes, o objetivo maior do plano foi dar suporte às atividades dos diversos órgãos de segurança pública na região de fronteira. Para tanto, foi realizado concurso público para a contratação de seiscentos novos policiais, que já estarão na fronteira no final do ano. Outro concurso também para seiscentos policiais será autorizado ainda este mês. A previsão é do incremento em 50% do efetivo na região de fronteira até o meio do ano de 2013. Haverá construção de doze novas delegacias e reforma de outras sete. Em seis dessas delegacias, as obras já iniciaram.

No que se refere a equipamentos, foram comprados dezenove barcos para a região amazônica, mais de onze mil coletes balísticos, mil e duzentas viaturas, além de aeronaves.

Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal
(61) 2024 -8142

registrado em: