Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Junho / PF deflagra Operação Klon para desarticular quadrilha que clonava cartões

PF deflagra Operação Klon para desarticular quadrilha que clonava cartões

04/06/2012

São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (4), a Operação Klon, para desarticular organização criminosa que realizava clonagem de cartões de crédito e cartões de lojas utilizando vírus que infectava máquinas usadas no comércio. Doze pessoas foram presas na Grande São Paulo.

Cento e oito policiais cumpriram 12 Mandados de Prisão Preventiva e 27 mandados de busca e apreensão emitidos pela 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo.  As prisões ocorreram nas cidades de São Paulo, Taboão, Osasco, Carapicuíba e Barueri.

O inquérito iniciou-se em 24/02 e aponta evidências de que os investigados inseriam, com o auxílio de técnicos de informática, vírus nos computadores ligados aos caixas de estabelecimentos comerciais. Esses computadores recebem as informações dos equipamentos onde o comprador insere sua senha e são usados para registrar a venda e emitir o cupom fiscal. Uma vez infectada, a máquina passa a encaminhar, de tempos em tempos, os dados dos cartões e senhas dos compradores, sem que o grupo tivesse que voltar ao local.

O inquérito aponta que, com os dados, os presos compravam equipamentos eletrônicos e os anunciavam em sites de vendas pela internet. Eles também realizavam a compra de outros produtos, como cosméticos e bebidas, para a venda em lojas físicas.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de furto qualificado, estelionato, receptação, formação de quadrilha, uso de documento falso e lavagem de dinheiro, com penas que variam de um a doze anos de prisão.

Será realizada entrevista coletiva às 15:30h no Auditório da Superintendência Regional da PF em São Paulo.

 

*  Aos interessados em imagens, solicitamos que tragam um pen drive, para que possamos disponibilizá-las.


Comunicação Social da PF em São Paulo
tel: (11) 3538-5013 / 5012

registrado em: