Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Junho / PF indicia quatro pessoas por crimes contra o mercado de capitais

PF indicia quatro pessoas por crimes contra o mercado de capitais

05/06/2012

Porto Alegre/RS- A PF concluiu o inquérito que apurou manipulação do mercado de valores mobiliários, insider trading e formação de quadrilha supostamente cometido por pessoas vinculadas a agências autônomas de investimento sediadas em Porto Alegre.

Iniciada em agosto de 2011 pela Polícia Federal em São Paulo, a Opearação Insider, em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários, a investigação teve por objetivo apurar oscilação no valor de mercado das ações de determinada empresa. Posteriormente as ações iniciaram queda abrupta, gerando um prejuízo milionário a inúmeros investidores. A empresa chegou a valer 1,3 bilhão de reais na bolsa de valores, sendo que, após circularem rumores de manipulação, houve queda superior a 60% no seu valor.

Em setembro de 2011, a Polícia Federal cumpriu em Porto Alegre quatro mandados de busca e apreensão em agências autônomas de investimento e na residência do suspeito de ser o principal articulador das irregularidades. Documentos apreendidos, oitiva de testemunhas sobre os fatos e a realização de exames periciais contábeis foram fundamentais à reconstrução histórica da prática criminosa, resultando no indiciamento dos envolvidos.

O inquérito foi remetido ao Ministério Público Federal de Porto Alegre para análise do conjunto probatório coletado visando formulação de denúncia criminal.

 

Comunicação Social da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul

Tel.: (51) 3235.9005

registrado em: