Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Junho / PF intensifica fiscalização na semana nacional do meio ambiente

PF intensifica fiscalização na semana nacional do meio ambiente

05/06/2012

São Paulo/SP – A Polícia Federal em todo o Brasil intensificou, desde o dia 15/05, as ações de combate ao tráfico ilícito de animais silvestres. Batizada de Operação Cage (“gaiola” em inglês), a atuação se estenderá até quarta-feira (6), um dia após a data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A data 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Neste ano, o Brasil foi escolhido como país sede das comemorações.

Em diversos locais no estado de São Paulo, a Polícia Federal realizou ações de combate ao tráfico de animais silvestres. No Aeroporto Internacional de Cumbica/Guarulhos, bagagens e cargas foram submetidas à fiscalização visando à detecção de possíveis remessas ocultas de produtos ou subprodutos de animais como ovos, peles ou penas. Ainda, foram verificadas documentações e acondicionamento de peixes ornamentais e de jabutis destinados à exportação.

Em Jacareí e em Pedro de Toledo, com o apoio da Polícia Militar Ambiental, efetuou-se a fiscalização de criadouro de animais silvestres para verificação da sua regularidade.

No litoral, houve ação na área de preservação do Parque Marinho da Laje de Santos e Ilha da Queimada Grande, onde foram realizados patrulhamento e fiscalização marítima.

Numa reserva ecológica em São José dos Campos, com o apoio da Polícia Militar Ambiental, a PF agiu em razão de informações de caça ilegal nessa região.

Em todos esses locais, não foram detectadas irregularidades.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Tel: (11) 3538-5013 / 5012