Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / 05 / PF deflagra a Operação Publicano contra fraudes no Imposto de Renda

PF deflagra a Operação Publicano contra fraudes no Imposto de Renda

16/05/2013

São Paulo/SP – A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou nesta manhã (16/5) a Operação Publicano, para desarticular quadrilha que agia fraudando declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física.

Foram cumpridos 4 mandados de prisão contra 3 contadores e 1 servidor da Receita Federal e 7 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal após solicitação da Polícia Federal. A ação, da qual participam 28 policiais federais e 12 servidores da Receita Federal, acontece após duas semanas do término da entrega das Declarações e decorre de um convênio firmado para combater o crime de corrupção e fraudes fiscais.

O inquérito policial iniciou-se com o recebimento de informações da Receita Federal, após a constatação da existência de irregularidades nas declarações de IRPF de diversos contribuintes, de 2010 a 2012. O esquema envolvia contadores que encaminhavam declarações de contribuintes, em sua maioria profissionais liberais, como médicos, dentistas e advogados, com valores indevidos de deduções e despesas médicas e odontológicas, para recolher impostos a menor ou receber restituições indevidas.

A investigação apontou que a fraude era viabilizada por um servidor lotado no setor de Malha Fina da Pessoa Física, na Delegacia de Fiscalização de São Paulo – Defis/SP. Ele monitorava as declarações fraudulentas, evitando que fossem fiscalizadas. Segundo a investigação, há cerca de cinco mil declarações suspeitas.  A Receita Federal estima que o prejuízo ao Fisco supere R$ 100 milhões.

Os envolvidos serão indiciados, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, cujas penas podem atingir 29 anos de prisão. A Receita Federal deverá cruzar as declarações investigadas para instruir novas fiscalizações.

Será realizada entrevista coletiva*, às 10h30, no auditório da Superintendência da Polícia Federal, localizado na Rua Hugo D’Antola, 95, Lapa de Baixo, São Paulo, SP.

 

 

Setor de Comunicação Social da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo

Tel: (11) 3538-5013 / 5012

* Aos interessados em imagens, solicitamos que tragam um pen drive com capacidade livre de 2Gb.

registrado em: