Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / 02 / Operação Corredor Sudoeste combate o contrabando de cigarros no Paraná

Operação Corredor Sudoeste combate o contrabando de cigarros no Paraná

13/02/2014

Cascavel/PR – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (13/2), a Operação Corredor Sudoeste*, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada ao contrabando e descaminho de cigarros provenientes do Paraguai, em vários municípios paranaenses.

Aproximadamente 130 policiais federais cumprem 12 mandados de prisão e 21 de mandados de busca e apreensão, nos municípios de Cascavel/PR, Francisco Beltrão/PR, Dois Vizinhos/PR e Venâncio Aires/RS, expedidos pela Vara da Justiça Federal em Francisco Beltrão.

As investigações tiveram início em julho de 2013, quando a Polícia Federal realizou a apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados em Dois Vizinhos. A partir daí, a PF concentrou suas investigações na região e, deste então, foram realizadas dez apreensões em flagrante.

Descobriu-se também que os criminosos compravam o material ilícito no Paraguai e o transportavam até a cidade de Dois Vizinhos, através das regiões de Foz do Iguaçu/PR e Guaíra/PR. A carga ilícita era recebida em um dos três sítios da organização, onde era efetuado o transbordo para caminhões da organização criminosa, que utilizavam fundo falso para transportar centenas caixas de cigarros para o Rio Grande do Sul.

A quadrilha utilizava também o serviço de “batedores”, que recebiam propina para orientar o melhor caminho a ser tomado nas rodovias.  Foi constatada a participação de um policial civil na atividade criminosa.

Os envolvidos responderão pelos crimes de contrabando e descaminho, além de uma série de outros delitos correlacionados: corrupção ativa e passiva, recepção qualificada e crime contra a saúde pública e contra as relações de consumo.

Será concedida entrevista coletiva à imprensa às 14h, desta quinta-feira, no auditório da Câmara Municipal de Cascavel - rua Pernambuco, 1843.

 

* A operação foi batizada de Corredor Sudoeste em razão de a quadrilha desenvolver suas atividades a partir da região Sudoeste do estado do Paraná.

 

Serviço de Comunicação Social da Polícia Federal em Cascavel/PR
Tel.: (45) 3036-6400

registrado em: