Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / 02 / PF deflagra quarta fase da Operação Ararath em quatro estados

PF deflagra quarta fase da Operação Ararath em quatro estados

19/02/2014

Cuiabá/MT – A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (19/2), a quarta fase da Operação Ararath, nos estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo e no Distrito Federal. A operação combate crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro cometidos por um grupo criminoso. Ao todo, estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, conforme decisão da 5ª Vara da Justiça Federal.

Após a deflagração das primeiras fases da operação e da análise de grande parte do material apreendido, foram obtidos elementos que, além de reforçarem os indícios de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro, indicaram o envolvimento de outras pessoas e empresas. Apurou-se que o grupo criminoso possuía uma intensa movimentação financeira, por intermédio de recursos de terceiros e empréstimos, com atuação análoga a de uma verdadeira instituição financeira. Averiguou-se, ainda, que esse fluxo de altos valores vai além do uso das empresas de factoring, com a utilização de outras pessoas jurídicas, entre as quais, empresas “fachada”.

A pena para o crime de operação ilegal de instituição (art. 16 da Lei 7.492/86) é de um a quatro anos de reclusão e multa. Já para o crime de lavagem de dinheiro, a pena varia entre três e dez anos de reclusão e multa.

Comunicação Social da Polícia Federal no Mato Grosso
(65) 3614-5522/9804-1425

registrado em: