PF combate divulgação de imagens pornográficas infantis no RS
Porto Alegre/RS - A Polícia Federal deflagrou, hoje (13), a operação Astreia*, para cumprir sete mandados de busca e apreensão. A ação tem como objetivo identificar pessoas que compartilham grande quantidade de arquivos, que podem ser potenciais abusadores de crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul.
A operação ocorreu em cinco cidades do Rio Grande do Sul, são elas: Porto Alegre, Viamão, Novo Hamburgo, Paraíso do Sul e Alegrete.
Até o momento, quatro pessoas foram presas em flagrante por armazenamento de material contendo imagens de pornografia infantil. E foram apreendidos HDs, DVDs e pen-drives.
Em ação permanente, policiais federais rastrearam redes abertas de trocas de arquivos digitais, conhecidas como “P2P”, para combater a divulgação das imagens.
As investigações de combate à divulgação de pornografia infantil e consequentemente à exploração sexual de crianças e adolescentes são constantes e já resultaram em grandes operações com repercussão nacional e internacional, como: Caverna do Dragão, Infância Segura, DirtyNet, entre outras.
*Astreia, na mitologia grega, era deusa da justiça, inocência e pureza, associada à constelação de Virgem, dando nome à Operação.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
Contato: (51) 3235-9005