Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / 10 / PF deflagra operação A-Gate em Salvador

PF deflagra operação A-Gate em Salvador

20/10/2014

Salvador/BA – A Polícia Federal deflagrou hoje, 20/10, a Operação A-Gate, com o objetivo de desarticular uma quadrilha dedicada à prática de fraudes em licitações contra órgãos públicos federais. O prejuízo aos cofres públicos ultrapassa R$ 2 milhões. Foram cumpridos na capital baiana 6 mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão.

A quadrilha era chefiada por dois homens que constituíram, com a ajuda de terceiros, empresas que simulavam concorrerem em certames licitatórios, enquanto na verdade combinavam os valores oferecidos, aumentando-os e garantindo a vitória nos referidos certames para empresas do grupo.

Segundo as investigações onze empresas figuraram nas fraudes, causando um prejuízo apurado em pouco mais de R$ 2 milhões, ao longo de três anos (entre 2010 e 2013), sempre na atividade de fornecimento de mão-de-obra para serviços gerais. Entre os órgãos federais prejudicados, estão a Delegacia Regional do Trabalho, Fundação Nacional de Saúde, Delegacia da Receita Federal de Julgamento em Salvador, Delegacia da Receita Federal em Feira de Santana, Marinha do Brasil e Anatel, além de outros.

Os envolvidos serão indiciados pela prática dos delitos de falsidade documental, fraudes a licitações e formação de quadrilha, sem prejuízo dos demais delitos constatados ao final da apuração. A prisão temporária tem duração de 5 dias, prorrogáveis por mais 5 dias, se necessário.

 

Serviço de Comunicação Social

Polícia Federal - Superintendência Regional na Bahia

Contato: (71) 3319-6003

registrado em: