Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / 10 / PF entrega à USP fósseis apreendidos na operação Munique

PF entrega à USP fósseis apreendidos na operação Munique

16/10/2014

São Paulo/SP – A Polícia Federal entregou hoje (16) mais de dois mil fósseis e artefatos arqueológicos apreendidos na operação Munique, deflagrada em outubro do ano passado, à Universidade de São Paulo – USP. Os fósseis eram extraídos principalmente da região do Crato/CE e enviados para abastecer museus particulares na Europa (França, Alemanha e Reino Unido), Estados Unidos e Ásia.

O principal articulador da organização criminosa foi condenado a três anos de prisão e a pagar quase dois milhões de Reais a título de reparação dos danos causados.

Peritos Criminais Federais constataram que há fósseis de animais como peixes, pernilongos, vespas, crocodilos e plantas, sendo que algumas podem se tratar de novas espécies ainda não estudadas pela ciência. Há peças muito bem preservadas.

A entrega simbólica dos fósseis será realizada hoje (16), às 10h, no auditório da SR/DPF/SP, localizado na Rua Hugo D´Antola, 95, Lapa de Baixo. Estarão em exposição alguns fósseis apreendidos. Após, será concedida entrevista coletiva, com a participação de representante da USP e da Polícia Federal para esclarecimentos.

 

Comunicação Social da Polícia Federal

Contato: (11) 3538-5013