Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / 10 / PF prende estrangeiro com documentos falso em Cuiabá

PF prende estrangeiro com documentos falso em Cuiabá

08/10/2014

Cuiabá/MT - A Polícia Federal prendeu em flagrante, ontem (07), um haitiano por apresentação de documentação falsa. O estrangeiro buscava regularização da estada no país.

Os agentes federais verificaram que a documentação que apresentava erros grosseiros, numeração e dados inexistentes nos sistemas oficiais. O estrangeiro recebeu voz de prisão na própria sala de imigração, sendo encaminhado em seguida para prestar depoimento.

O haitiano disse ter chegado ao Brasil, pelo Rio de Janeiro/RJ, e para a sua permanência, utilizou documento  falso. O mesmo confessou ter pago 2.500 dólares à uma agência do Haiti para obter a documentação ilegal.

A migração haitiana não é recente. Calcula-se que cerca de 830 mil haitianos vivam nos EUA, 800 mil na República Dominicana, 100 mil no Canadá e 80 mil na França. O Brasil é foco novo, e hoje abriga mais de 35 mil deles. Esse é um fato cada vez mais comum dentro da Polícia Federal. Milhares de haitianos têm entrado no país pelas mais diversas fronteiras e na maioria das vezes em situação irregular. Segundo dados da Delegacia de Imigração da Polícia Federal em Mato Grosso, só em Cuiabá existem mais de 2 mil haitianos e esse o fluxo só tem aumentado.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso

Contato: (65) 3927-9235