Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / 11 / Operação Jano combate quadrilha especializada em fraudes no INSS

Operação Jano combate quadrilha especializada em fraudes no INSS

07/11/2014

Santos/SP – A Polícia Federal desencadeou, ontem (6/11), a Operação Jano, para desarticular uma quadrilha que gerou prejuízos de mais de meio milhão de reais aos cofres públicos. O grupo criminoso, que atuava há quatro anos, fraudava benefícios assistenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Participaram da ação cerca de 20 policiais federais, que deram cumprimento a 5 mandados de busca e apreensão e a 4 mandados de prisão, na cidade de Sorocaba/SP. O trabalho é fruto de uma força tarefa previdenciária composta pelo Departamento de Polícia Federal e Ministério da Previdência Social.

As investigações apontaram que a quadrilha atuava na obtenção de carteiras de identidade (RGs) e CPFs falsos, usados para fraudar a Previdência Social e para obter benefícios de Amparo Social ao Idoso - LOAS. As fraudes foram cometidas em diversas cidades no estado de São Paulo.

Dentre os crimes que os integrantes da quadrilha praticaram estão uso de documento falso, estelionato qualificado, falsificação de documento público e participação em organização criminosa.

O nome da operação é uma referência ao deus romano que possuía duas faces, que representavam as várias identidades atribuídas aos idosos que se apresentavam para requerer os benefícios.

Comunicação Social da Polícia Federal em Sorocaba/SP

Contato: (15) 3416-5274

(11) 3538-5012

registrado em: