Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / 11 / PF apreende pássaros em Petrópolis

PF apreende pássaros em Petrópolis

21/11/2014

Rio de Janeiro/RJ - Três pessoas foram detidas e pelo menos 19 pássaros foram apreendidos em uma ação da Polícia Federal em Petrópolis, Região Serrana do Estado do Rio, deflagrada no final da tarde de ontem, 20/11. Também foi apreendida uma anilha do IBAMA suspeita de ser falsa. As aves foram encontradas em residências no bairro Quitandinha.

Um vendedor de carros de 37 anos foi detido em casa visto que  possuía cinco pássaros vulgarmente conhecido como chanchão e quatro trinca ferros  em gaiolas sem autorização do IBAMA. Também foram detidos um servente de pedreiro de 21 anos e um pintor de 41 anos que também possuíam  exemplares de chanchão em suas residências. Todos assumiram compromisso se comparecerem ao Juízo Federal de Petrópolis para responderem por crime ambiental. Podem ser condenados a penas alternativas como prestação de serviços à comunidade.

Já na casa de um pedreiro de  41 anos o problema detectado foi outro. O pássaro chanchão estava com uma anilha do IBAMA com suspeita de ser falsa. Se for comprovado a inautenticidade do selo público poderá ser indiciado por falsidade podendo ser condenado a sete anos de prisão.

Os pássaros chanchão, nome científico Soporophila Frontalis, por terem uma característica de fácil readaptação a vida selvagem, desde que soltos em locais onde existam outros da mesma espécie, foram devolvidos à natureza. Os trinca ferro, Saltador similis, foram encaminhado ao centro de triagem do IBAMA em Seropédica.

 

Setor de Comunicação Social da Polícia no Rio de Janeiro

Contato: (21) 2203-4406 / 4407

cs.srrj@dpf.gov.br

Twiter oficial : @PFnoRJ