Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / 11 / PF por meio do Projeto Intercops apreende mais de 30 kg de cocaína em SP

PF por meio do Projeto Intercops apreende mais de 30 kg de cocaína em SP

05/11/2014

Guarulhos/SP - A PF na primeira semana de atuação no Projeto Intercops apreendeu cerca de 30 quilos de cocaína e prendeu sete pessoas. No Aeroporto de Internacional Guarulhos foram presas seis pessoas, quatro nigerianos, um inglês e uma mulher natural da Letônia. A sétima prisão ocorreu no exterior utilizando o sistema de entrega controlada, no âmbito da Intercops.

Na última terça-feira (4) foram presas três “mulas” do tráfico, dois nigerianos transportando um total de 6,4 quilos de cocaína e um inglês com mais 2 quilos.

Na quinta (5) foi presa uma mulher do leste europeu com 3,1 Kg escondidos em fundos falsos de uma mala de mão e outros dois nigerianos, um deles transportava 23,6 Kg de cocaína escondida em 21 peças de alumínio e outro com quase 10 Kg ocultos dentro de duas pequenas poltronas.

A sétima prisão ocorreu fora do Brasil e foi efetuada por policiais que foram alertados pelos que aqui participam do projeto. Tratava-se de uma mulher que havia engolido cápsulas de cocaína e ocorreu no local de destino de seu voo.

O Intercops é um projeto pioneiro que visa criar uma oportunidade de intercâmbio na área de investigação criminal em aeroportos internacionais com foco na repressão ao tráfico de drogas internacional. Por meio de palestras e acompanhamento das atividades operacionais, a Polícia Federal tem apresentado a 11 países diferentes sua metodologia de trabalho na prevenção e combate ao crime organizado. Participam do programa policiais de 11 países (África do Sul, Alemanha, Angola, Austrália, Catar, França, Guiana, Marrocos, Namíbia, Nigéria, Paraguai e Reino Unido), todos com atuação em aeroportos internacionais na repressão ao crime organizado transnacional. Desde seu lançamento, no dia 29 de setembro, os policiais tem trocado informações, participado de palestras e aulas práticas em todas as áreas do aeroporto.

 

 

Comunicação Social da PF em Guarulhos

Tel: (11) 2445-2212