Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / 11 / PF recebe da França fósseis contrabandeados a partir de São Paulo

PF recebe da França fósseis contrabandeados a partir de São Paulo

06/11/2014

Brasília/DF - A Polícia Federal recebeu, nesta quarta-feira (5), em cerimônia realizada na Embaixada da França, 13 fósseis que haviam sido contrabandeados para a França no ano de 2006.  Os fósseis de um réptil chamado Mesosaurus braziliensis foram apreendidos pela aduana francesa em 2006, no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. O destino final seria um comprador na Alemanha e o lote tem o valor estimado em R$ 500 mil.

Os fósseis, que têm idade aproximada de 250 millhões de anos, estavam embalados e identificados como livros religiosos. Segundo investigou a PF, eles foram extraídos no interior do estado de São Paulo por uma empresa gaúcha de exploração mineral.

O Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Oslaim Santana, recebeu do embaixador da França, Denis Pietton, o material arqueológico que aguardava tramitação judicial para ser devolvido ao Brasil.

Santana explicou que o responsável pela remessa dos fósseis à Europa foi indiciado pelo crime e se condenado pode pegar até dez anos de prisão por contrabando, crime ambiental e extração ilegal de produtos minerais.

O lote de fósseis foi encaminhado ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e, após a finalização do processo judicial, deverá ser destinado a instituição de ensino ou museu em território nacional.

 

 

Divisão de Comunicação Social da PF
(61) 2024 8142

registrado em: