Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2015 / 02 / PF deflagra operação e investiga previdências privadas no exterior

PF deflagra operação e investiga previdências privadas no exterior

São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou hoje (26) a Operação Ilha de Man com o objetivo de combater uma organização criminosa responsável pela remessa de valores de brasileiros ao exterior. Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

As investigações apontam que os suspeitos se passando por consultores financeiros abordavam potenciais clientes oferecendo a abertura de contas bancárias na Ilha de Man (paraíso fiscal conhecido pelas corridas de motovelocidade) em conjunto com aplicações em fundos de investimento e contratação de planos de previdência privada.

Brasileiros que desejam remeter valores ao exterior devem procurar uma instituição financeira e fechar contratos de câmbio que passam pelo controle do Banco Central - BACEN. Os investigados propunham um sistema à margem do controle do BACEN, propiciando o envio de dinheiro sem origem lícita e sem passar por áreas de compliance das Instituições Financeiras regulares.

Os mandados de busca visam a trazer novas provas à investigação, identificar os clientes que enviaram suas economias para a Ilha de Man, apurar se as remessas foram declaradas à Receita Federal e qual a origem do dinheiro.

Tanto a abertura de conta em instituição financeira estrangeira e a comercialização de planos de previdência são submetidas à autorização do BACEN e da Superintendência de Seguros Privados- SUSEP, condição não respeitada pelos investigados.

Os principais crimes cometidos pela quadrilha são os de operar instituição financeira sem autorização, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e constituição de organização criminosa. Os clientes identificados, caso tenham operado irregularmente, poderão responder, também, por sonegação fiscal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

 

 

Comunicação Social da PF em São Paulo

Tel.: (11) 3538-5013

registrado em: