Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 03 / PF desarticula esquema de fraude em Seguro Defeso no Pará

PF desarticula esquema de fraude em Seguro Defeso no Pará

16/03/2017

Marabá/PA - A Polícia Federal deflagrou hoje (16/3) a Operação Pescador de Ilusões para prender três pessoas que faziam parte de um esquema para fraudar e obter parcela do Seguro Defeso pago para falsos pescadores e legítimos associados.

Cerca de 20 policiais federais cumprem 3 mandados de prisão preventiva e 5 mandados de busca e apreensão. Entre os locais de busca, estão a Associação de Pescadores da Colônia Z-58 e as casas de algumas de suas lideranças nas cidades de Nova Ipixuna/PA e Itupiranga/PA.

As investigações apontam que o grupo criminoso utilizava a Associação de Pescadores da Colônia Z-58, em Nova Ipixuna/PA, como sede para a prática dos crimes. Entretanto, buscavam falsas pessoas dedicadas à pesca em várias regiões próximas àquela cidade e também à Itupiranga/PA, entre outras localidades, ainda sob investigação.

O prejuízo aos cofres públicos, ao longo de quase dez anos de atividade dos criminosos, pode chegar a R$ 10 milhões. Um dos alvos da operação já havia sido denunciado por outras fraudes no passado e preso por coagir testemunhas do crime durante a respectiva ação judicial na Justiça Federal. De pescador, o alvo virou empresário e vereador. Se condenados pelos crimes, os suspeitos podem pegar pena de reclusão de até 15 anos.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Marabá

Contato: (94) 3321-4008

registrado em: