Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 03 / PF investiga desvios de recursos de programa federal no Pará

PF investiga desvios de recursos de programa federal no Pará

10/03/2017

Belém/PA – A Polícia Federal, com apoio da Guarda Municipal de Belém, deflagrou hoje (10/3) a operação Murajá, para apurar desvios de quase R$ 200 mil de recursos repassados pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB a Associação de Mulheres de Murajá,  em Castanhal/PA.

Estão sendo cumpridos um mandado de busca e apreensão, uma prisão preventiva e  uma condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal de Castanhal.

A investigação teve início no final do ano de 2015 e averiguou desvio de aproximadamente R$ 170.000,00 repassados pela CONAB, no período de fevereiro/2015 à agosto de 2015, à Associação de Mulheres de Murajá. A irregularidade supostamente teria sido praticada pelo Presidente da Associação à época dos fatos, dentro do Programa Federal de Aquisição de Alimentos.

Em decorrência das possíveis fraudes cometidas, foram ocasionados prejuízos aos associados, tais como: perda de benefícios assistenciais, como por exemplo Bolsa Família; abandono por parte do associado do seu trabalho individual para se dedicar integralmente as atividades do projeto; perda da produção agrícola após a detecção da fraude pela CONAB que se recusou a receber os alimentos; não recebimento de valores pelo tempo despendido no trabalho.

No decorrer das investigações, a PF também constatou a ocorrência do delito de estelionato praticado contra os associados, bem como o peculato em detrimento da União.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

Telefone: (91)3214 8029

cs.srpa@dpf.gov.br

 

*O nome da operação é em homenagem a parte das vítimas que são moradoras da comunidade de Murajá, localizada em Curuçá, composta, em grande parte, por pessoas humildes que vivem com muita dificuldade da agricultura, pesca e do artesanato local.

registrado em: