Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 04 / PF deflagra operação contra desvio de verba para merenda escolar

PF deflagra operação contra desvio de verba para merenda escolar

20/04/2017

Belém/PA - A Polícia Federal, em ação conjunta à Polícia Civil do Estado do Pará, deflagrou nesta quinta-feira (04) a Operação Chicken, com o objetivo de combater o desvio de verbas para merenda escolar no estado.
Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão e sete de conduções coercitivas, determinadas pelo juízo da 3º Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Pará.
As investigações tiveram início em 2016, no âmbito da polícia civil, por provocação da Secretária de Educação do Estado do Pará. Após detectar que os recursos desviados eram repassados pelo FNDE, dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar, a polícia estadual passou a atuar em cooperação com a Polícia Federal, deslocando a investigação para a polícia judiciária da União.
O modus operandi criminoso consistia em receber pagamento pelo dobro do que foi efetivamente entregue, por meio da duplicação de Nota de Entrega. Outra forma de fraude era entregar produto diverso ou de qualidade inferior ao que constava na nota.
A Operação Chicken estima que o prejuízo causado aos cofres públicos ultrapasse o valor R$ 1,6 milhões. Durante as investigações, foi verificado que no total de 1383 guias de entrega de gêneros alimentícios submetidas à análise, haviam 909 guias suspeitas de duplicidade. Dentre as guias suspeitas, 798 guias apresentam indícios de duplicação, representando 58% do total de guias, e 111 guias apresentam indícios de triplicação. Há exemplo de escola estadual que deveria ter recebido 1764 quilos de frango, contudo, em diligências efetuadas no local pela Polícia Federal foi constatado apenas o recebimento de 882 kg.

Uma coletiva de imprensa será concedida às 10h na sede da Polícia Federal, na Avenida Almirante Barroso.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Belém/PA
Telefone
: (91)3214 8029

registrado em: