Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 05 / PF combate crime de tráfico de pessoas para exploração sexual em RR

PF combate crime de tráfico de pessoas para exploração sexual em RR

04/05/2017

Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (4/5) a Operação Codinome, com o objetivo de combater os crimes de tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, manutenção de casa de prostituição e rufianismo.

Estão sendo cumpridas 46 medidas judiciais: 25 mandados de busca e apreensão e 21 conduções coercitivas na capital e nos municípios de Rorainópolis, São Luís, Caroebe, Alto Alegre, Iracema e Mucajaí. Durante a ação, três pessoas foram presas em flagrante pelos crimes investigados.

No decorrer da investigação, a PF apurou que a exploração sexual de venezuelanas não só tem ocorrido em Boa Vista, mas também em outras cidades do interior do estado. Não foram constatados, em regra, grave ameaça, violência, coação, cárcere privado ou fraude contra as vítimas. Os proprietários de casas noturnas investigados no inquérito policial vinham se prevalecendo do abuso da situação de vulnerabilidade econômica em que se encontram muitas venezuelanas no Brasil e utilizavam como como atrativo o fornecimento de alojamento (em quartos aos fundos dos bares) e em alguns casos a alimentação. Em troca, as mulheres deveriam realizar os programas sexuais no local proporcionando maiores lucros para o estabelecimento. Alguns donos de bares permitiam que as venezuelanas realizassem programas em outro local, entretanto elas eram obrigadas a pagar valores diretamente aos donos dos estabelecimentos.

O nome da operação remete à preservação da identidade das vítimas do crime, que ocultam sua identidade pessoal e fornecem nomes fictícios aos investigados e clientes.

Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de pessoas, manutenção de casa de prostituição e rufianismo

Qualquer pessoa pode denunciar os crimes investigados à Polícia Federal em Roraima através do telefone (95) 3621-1500.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima

Contato: +55 95 3621.1522/1523

cs.srrr@dpf.gov.br

registrado em: