Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 05 / PF deflagra operação contra desmatamento ilegal em Mato Grosso

PF deflagra operação contra desmatamento ilegal em Mato Grosso

16/05/2017

Cuiabá/MT – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16) a Operação Nambikwara, visando desarticular associação criminosa envolvida na prática reiterada de desmatamento e comércio ilegal de madeira. A ação policial foi desencadeada na região de Comodoro (MT) e aldeias da Terra Indígena Nambikwara.

Cerca de 80 policiais federais cumprem oito mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Cáceres/MT.

As investigações apontam a participação de índios e alguns líderes de aldeias em um esquema no qual comerciantes madeireiros adquiriam o produto extraído ilegalmente do interior das áreas indígenas. A Fundação Nacional do Índio (Funai) acompanha o cumprimento dos mandados.

Os presos serão indiciados pelos crimes de receptação, associação criminosa e por desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso
cs.srmt@dpf.gov.br | www.pf.gov.br
(65) 3927-9116 / 99284-8987

registrado em: