Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 05 / PF desarticula grupo criminoso envolvido em fraude à licitação em PE

PF desarticula grupo criminoso envolvido em fraude à licitação em PE

11/05/2017

Recife/PE – A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União-CGU, deflagrou nesta quinta-feira (11/5) a Operação Couraça, visando combater fraude à licitação e desvio de recursos públicos nos municípios de Itapetim/PE e Brejinho/PE.

Cerca de 80 policiais federais e 4 servidores da CGU cumprem 20 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, nas cidades de Itapetim/PE, Brejinho/PE, Recife/PE e São Jose do Egito/PE.

As investigações iniciaram em 2016 após denúncia feita por vereador de Itapetim. Diligências confirmaram que a fraude também alcançava o município vizinho. Os municípios possuem baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano (99ª e 128ª posição no Estado) e os fatos apurados - favorecimento a determinadas empresas fantasmas, compostas de sócios-laranjas – podem estar contribuindo para tal fato já que de forma reiterada vêm se sagrando vencedoras em licitações para execução de obras públicas com verbas federais, especialmente da saúde e da educação.

Além da constatada fraude ao caráter competitivo dos procedimentos licitatórios, as medidas de hoje buscam elucidar a ocorrência de outros delitos, como corrupção e lavagem de dinheiro, praticados por associação criminosa que vem atuando desde 2013 e que já movimentou mais de R$ 40 milhões.

O nome da operação faz referência à couraça, em alusão a se fazer justiça para se chegar a verdade, conforme está escrito na Bíblia: “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça” - Efésios 6:14

Entrevista coletiva será concedida, às 10h, na sede da Polícia Federal em Pernambuco, situada no Cais do Apolo.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco

Contato: (81) 2137-4076

registrado em: