Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 05 / PF investiga invasão de terras da União no Pará

PF investiga invasão de terras da União no Pará

05/05/2017

Belém/PA - A Polícia Federal deflagrou hoje (5/5), nos municípios de Pacajá/PA e Redenção/PA, a Operação Liberdade, que investiga o cometimento de diversos crimes como invasão de terra da União, extração ilegal de madeira, falsidade ideológica, receptação qualificada, ameaça, dentre outros.

Cerca de 60 policiais federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva, todos expedidos pela 9ª Vara Federal em Belém-PA. Dentre as medidas cautelares determinadas pela Justiça, destacam-se os mandados de prisão preventiva expedidos em desfavor de um ex-secretário do Meio Ambiente do Município de Pacajá-PA e de uma Presidente da Associação de Extrativismo Rio Aruanan. A decisão judicial também determinou o sequestro dos ativos financeiros pertencentes aos investigados.

As investigações identificaram que um braço da organização criminosa operava ocupando irregularmente terras públicas e/ou particulares, quando necessário, aterrorizando seus posseiros, por meio do uso da força ou grave ameaça, de modo a viabilizar a exploração ilegal de produtos florestais e outros crimes relacionados sem oposição.

Outra parte da associação criminosa se valia de pessoas que, enganadas pelo bando, passavam a figurar formalmente como possuidores responsáveis pelos imóveis rurais, na condição de laranjas. Diante disso, os procedimentos administrativos de fiscalização realizados pelos órgãos ambientais, como multas e embargos lavrados pelo IBAMA, por exemplo, eram tombados em seus nomes, ocultando os verdadeiros responsáveis pelos crimes ambientais.

O nome da operação é uma alusão à área invadida e desmatada, denominada PDS Liberdade.



Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
Contato: (91)3214 8029
cs.srpa@dpf.gov.br

registrado em: