Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 05 / PF prende 10 pessoas e apreende 40 kg de drogas no Aeroporto de SP

PF prende 10 pessoas e apreende 40 kg de drogas no Aeroporto de SP

02/05/2017

Guarulhos/SP - A Polícia Federal prendeu, entre os dias 29/4 e 1/5, no Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos,  dez passageiros de voos internacionais com drogas nas bagagens.

Duas mulheres foram presas, em ações distintas, no sábado (29/4). Uma boliviana, de 28 anos, foi presa no momento que tentava realizar o check-in para voo com destino a Málaga, na Espanha. A mulher aparentava levar algo na cintura e os policiais federais decidiram abordá-la. Realizada a busca pessoal e a revista das bagagens, foram encontrados com ela seis volumes atados ao corpo, contendo pó semelhante à cocaína. Na delegacia, os peritos federais identificaram a substância como cocaína, cujo peso bruto somou quase 3 kg. A presa disse ter recebido a droga em Guajará-Mirim, em Rondônia. Com a outra mulher, uma brasileira, de 21 anos, os policiais encontraram, dentro de uma bolsa que estava numa mala despachada, mais de 8 kg de cocaína. A mulher pretendia levar a droga para Cape Town, na África do Sul.

No domingo (30/4), mais cinco pessoas foram presas pela Polícia Federal. Uma equatoriana, de 42 anos, tentou embarcar para Lusaka, na Zâmbia, com mais de 14 kg de cocaína dentro de cinco caixas de vinho. A cocaína estava diluída em um líquido translúcido que, exposto ao ar, evaporava rapidamente deixando como resultado a cocaína em pó. Outra mulher, uma sul-africana, de 33 anos, foi presa quanto tentava embarcar em voo com destino a Addis Ababa, na Etiópia. Dentro de pares de sapatos masculinos que estavam em suas malas, foram encontrados 14 volumes contendo quase 1 kg de cocaína. Em outra ação, os policiais federais prenderam, no check-in de voo com destino a Zanzibar, na Tanzânia, um brasileiro e um casal de peruanos. Os três presos levavam bagagens praticamente iguais. Com eles foram apreendidos, ocultos nas hastes e puxadores das malas, mais de 6 kg de cocaína.

Na madrugada da segunda-feira (1/5), policiais federais prenderam outros três passageiros, que iriam embarcar em voo com destino a Joanesburgo, na África do Sul. A droga, 10 kg de cocaína, foi encontrada atada ao corpo das 3 mulheres, nacionais da África do Sul.

Os presos foram conduzidos aos presídios estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça, respondendo pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Somente no mês de abril de 2017, foram presas 39 pessoas por tráfico de drogas, com um total de 265 kg apreendidos. Em 2016, no mesmo mês, foram 26 prisões com um volume total de 87 kg.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Contato: (11) 2445-2212