Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 06 / Líder de organização criminosa desarticulada pela PF é preso na Espanha

Líder de organização criminosa desarticulada pela PF é preso na Espanha

30/06/2017

Belo Horizonte/MG – Na noite de ontem (29), foi preso o líder da organização criminosa desarticulada pela Polícia Federal na deflagração da Operação Cullinan, em maio deste ano. O homem foi preso na cidade espanhola de Madri. Contra ele havia difusão vermelha da Interpol para cumprimento de mandado judicial de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal de Belo Horizonte, com a finalidade de que seja extraditado para o Brasil.

A ação de ontem contou com a articulação de informações e cooperação internacional entre a Polícia Federal, a Polícia da Espanha, a Polícia Nacional da Colômbia e a Interpol.

A Operação Cullinan culminou no indiciamento de 15 cidadãos estrangeiros que integravam organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína para a Europa.

O preso era considerado responsável pela coordenação, supervisão e financiamento de operações de envio e comercialização de cocaína por meio de contêineres marítimos e aéreos entre a América do Sul (especialmente o Brasil) e a Europa.

Atualmente, segundo a Polícia Nacional da Colômbia, ele manteria laços com facções do clã do Golfo e Cordillera, coordenando o embarque e comercialização de cocaína por meio de portos, para a venda aos carteis da Espanha, Bélgica e Itália. Em Madri, ele teria obtido documentos falsos para sair da Espanha, provavelmente para a Itália, de onde tentaria manter seus contatos com traficantes de drogas na Bolívia, no Peru e no Brasil.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Belo Horizonte/MG
cs.srmg@dpf.gov.br | www.pf.gov.br
(31) 3330-5270