Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 06 / PF combate fraudes no Igeprev/TO

PF combate fraudes no Igeprev/TO

27/06/2017

Palmas/TO - A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (27) a Operação Naum, com o objetivo de desarticular suposta organização criminosa que operava esquema de fraudes em aplicações do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev/TO) em fundos problemáticos que geraram enormes prejuízos ao Instituto, mediante pagamento de vantagem indevida.

Policiais Federais estão cumprindo medidas judiciais nos estados do Tocantins, Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

Auditorias realizadas pelo Ministério da Previdência Social e Sindicância realizada pelo próprio Igeprev apontam que o Instituto reiteradamente efetuou aplicações em desacordo com os limites e modalidades de aplicação permitidas pela resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), bem como em fundos problemáticos com alto risco de perdas.

Foi apurado prejuízo ao erário de cerca de R$ 260 mil. Também foram constatadas aplicações no montante de R$ 1,176 milhões em 27 fundos sem liquidez e com possíveis prejuízos.

A investigação é um desdobramento da Operação Miquéias da Polícia Federal no Distrito Federal.

Dentre os profetas menores do velho testamento, Naum vem depois de Miquéias. Assim, o nome da operação foi escolhido para lembrar a relação de sucessão entre as duas investigações.

Não será concedida entrevista coletiva e a divulgação de qualquer dado incluído nos autos está vedada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Comunicação Social da Polícia Federal em Palmas/TO
Telefones: (63) 3236-5400
(63) 9204-3219

registrado em: