Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 06 / PF combate fraudes no Incra, no Mato Grosso

PF combate fraudes no Incra, no Mato Grosso

07/06/2017

Cuiabá/MT – A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira (7) três mandados judiciais de busca e apreensão em Guarantã do Norte/MT. A Operação Captação apura o envolvimento de servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em um esquema de obtenção de vantagens indevidas em prejuízo de assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária.

As investigações indicam que o servidor lotado na Unidade Avançada do Incra em Guarantã do Norte (MT) estava deixando de aplicar isenções e descontos legais sobre as dívidas dos assentados perante o órgão, indicando para eles os “serviços” de sua esposa, que é advogada, e cobrava comissões de 20% a 35% sobre os valores das dívidas, mesmo sem formalizar nenhum ato em processos judiciais ou administrativos.

Apenas após a contratação da advogada, o servidor realizava os cálculos corretos e concedia isenções e descontos que chegavam a totalidade da dívida do assentado.

Os investigados foram afastados de suas funções públicas e responderão pelo crime de corrupção passiva, que comina pena de reclusão de dois a doze anos.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso

cs.srmt@dpf.gov.br | www.pf.gov.br

(65) 3927-9116 / 99284-8987

registrado em: