Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 09 / PF investiga garimpo ilegal em Tartarulgalzinho/AP

PF investiga garimpo ilegal em Tartarulgalzinho/AP

29/09/2017

Macapá/AP - A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou nesta sexta-feira (29/9) a Operação Estrada Real, que investiga o funcionamento de garimpo ilegal no município de Tartarugalzinho, a aproximadamente 300 metros da BR 156.

Cerca de 30 policiais federais participaram da ação de encerramento das atividades do garimpo e deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária contra o responsável pela área. Durante a ação, foram apreendidos máquinas e veículos de grande porte.

Segundo a investigação, a região é onerada à empresa BEADELL, que possui autorização do DNPM/AP para pesquisa mineral. Entretanto, foi invadida por vários garimpeiros e o dono da área (superficiário) cobraria dos invasores 30% do ouro extraído ilegalmente. Conforme apurou a Polícia Federal, a área degradada já supera os 70 hectares.

O responsável pela área responderá pelos crimes de usurpação de bem da União, extração ilegal de minério, associação criminosa, além de lavagem de dinheiro. Se condenado, poderá cumprir pena de até 19 anos de reclusão.

Em razão da proximidade do garimpo com a BR 156, o nome da Operação Estrada Real é uma alusão aos caminhos trilhados pelos colonizadores durante a descoberta do ouro em Minas Gerais.

Será concedida entrevista, às 16h, na Superintendência de Polícia Federal no Amapá.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá

cs.srap@dpf.gov.br | www.pf.gov.br

(96) 3213-7569

registrado em: