Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 12 / Operação Falco Peregrinus

Operação Falco Peregrinus

21/12/2017

Belo Horizonte/MG - A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (21), em Juiz de Fora/MG, a Operação “Falco Peregrinus” para desarticular e prender grupo criminoso especializado no roubo contra a Empresa dos Correios e suas agências. Os envolvidos são investigados também pela participação em crimes de homicídio, porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, tráfico de drogas e associação criminosa.

Com apoio de militares da 4ª Região da Polícia Militar, inclusive do grupamento aéreo, 94 policiais federais estão cumprindo 17 mandados judiciais de prisão preventiva e 26 mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de Ervália/MG e Viçosa/MG. As ordens judiciais foram expedidas pelas Subseções da Justiça Federal em São João Del Rei/MG, Juiz de Fora, Belo Horizonte/MG e Viçosa, conforme a competência penal para julgar e processar cada crime apurado.

As investigações tiveram início com a instauração de inquérito policial para apurar suposto crime de roubo à mão armada, praticado por pelo menos 3 indivíduos, no dia 20 de março deste ano, contra a Agência dos Correios da cidade de Senhora dos Remédios/MG.

Segundo informação dos Correios, computando-se apenas os prejuízos diretos causados pelo roubo investigado, os danos alcançam mais de três milhões e setecentos mil reais. As apurações prosseguem no intuito de recuperar valores, objetos subtraídos, apreender drogas e armas, realizar exames periciais, coletar novas evidências e esclarecer outros fatos criminosos correlacionados.

Se forem condenados, a pena de alguns indiciados poderá superar os 30 anos de reclusão.

O nome da Operação faz menção ao nome científico do falcão peregrino, ave utilizada nas duas grandes guerras mundiais para atacar e interceptar os pombos-correio, que eram utilizados pelos exércitos para levar as mensagens mais importantes.

 

Haverá entrevista coletiva a partir das 15h de hoje na Delegacia da PF em Juiz de Fora (Av. Brasil, 4.150, Bairro Manoel Honório, Juiz de Fora).

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais

Contato: (32) 3228-9005/9008/9009

registrado em: