Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / 06 / PF combate fraudes em uso de recursos da CONAB em Santa Catarina

PF combate fraudes em uso de recursos da CONAB em Santa Catarina

08/06/2018

Joinville/SC - A Polícia Federal deflagrou hoje (8/6) a Operação Cibum, para investigar esquema criminoso, envolvendo uma cooperativa, servidores públicos e entidades assistenciais, responsável por fraudes no uso de recursos federais, em municípios catarinenses.

Policiais federais deram cumprimento a 6 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Mafra. As buscas objetivam angariar qualquer elemento de prova que demonstre a relação e controles existentes entre Produtor - Cooperativa - Entidade, seja na entrega dos produtos/alimentos, seja no recebimento dos valores.

Entre os anos de 2004 a 2012 (em alguns locais até 2015), a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB destinou recursos a uma cooperativa, para que esta fornecesse alimentos produzidos por seus associados (agricultura familiar) a diversas entidades públicas localizadas em cidades do planalto norte catarinense.

Em três entidades assistenciais beneficiadas localizadas em Canoinhas/SC, verificou-se um conluio entre servidores públicos e representantes da cooperativa rural, que consistia na anotação do dobro das quantidades de produto fornecido efetivamente, ou seja, cada vez que a cooperativa entregava qualquer alimento nessas entidades, o responsável pelo recebimento assinava planilha onde constava sempre o dobro da quantidade fornecida. Apenas no ano de 2012, a CONAB destinou quase R$ 1 milhão para as entidades investigadas

Os investigados, na medida de sua participação, devem responder pelos crimes de associação criminosa (reclusão de 1 a 3 anos) e peculato (reclusão de 2 a 12 anos).

Comunicação Social da Polícia Federal em Joinville/SC

Contato: (47)3431-6800

dpf.cm.jve.srsc@dpf.gov.br

www.pf.gov.br

* O termo “cibum”, que dá nome à operação, significa alimento em latim.

 

registrado em: