Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / 01 / PF prende 2 pessoas por fazer pichações para promover facção criminosa

PF prende 2 pessoas por fazer pichações para promover facção criminosa

29/01/2019

Boa Vista/RR – A Polícia Federal prendeu hoje (29/1) dois responsáveis pela promoção, por meio de pichações, de facção criminosa, em Boa Vista-RR. As prisões preventivas foram determinadas pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas, após representação da Autoridade Policial.

No início deste ano foi instaurado inquérito policial, a fim de investigar pichações feitas em frente a residências de agentes de segurança pública, moradores de Boa Vista-RR. As grafias, que faziam alusão à facção criminosa e a um de seus dirigentes, são similares às que estão sendo feitas durante a prática de outros crimes no estado, como furto e vandalismo em escolas.

Essas pichações configuram o crime disposto no art. 2º da Lei 12.850 de 2013, que é “Promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”, cuja pena, de até 8 anos, é aumentada nos casos em que a organização criminosa faz emprego de arma de fogo ou se ela mantém conexão com outras organizações criminosas, dentre outros.

Além deste, os infratores podem responder, também, pelo crime do Art. 65 da Lei de Crimes Ambientais, com pena de até 1 ano de detenção.

Foram expedidos 3 mandados de prisão preventiva, de forma que um dos alvos se encontra foragido. Dois dos envolvidos possuem antecedentes criminais por furto e corrupção de menores, e o terceiro informou que já ficou preso na Venezuela, acusado de ser cúmplice em um homicídio.

Os presos foram encaminhados para a Penitenciária Agrícola Monte Cristo.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima

Contato: (95) 3621-1522