Você está aqui: Página Inicial / Educacional / Capacitação

Capacitação

Ao longo de sua trajetória como instituição vinculada ao Sistema de Segurança Pública Nacional, a Academia Nacional de Polícia empreendeu esforços na identificação das competências necessárias ao mister policial, à criação e aperfeiçoamento de técnicas, à construção de doutrinas em cada uma de suas áreas de atuação e à difusão dos conhecimentos acumulados.

Embora os Policiais Federais participem de Curso de Formação Profissional com duração de mais de quatro meses,  como pré-requisito para a assunção do cargo, dada a gama de atribuições e complexidade das temáticas abordadas, não é possível exauri-las no referido período, exigindo o estabelecimento de políticas internas e programas de capacitação.

 

image.jpg

Assim ao longo de sua carreira, ao Policial Federal é oportunizada a participação em ações de capacitação transversais, destinadas a todos os policiais federais, v.g., treinamentos com novos equipamentos integrados ao acervo, e em ações específicas, vinculadas à atuação cotidiana do policial, v.g., Curso de Gerenciamento de Crises Envolvendo Comunidades Indígenas para policiais lotados em unidades em que haja histórico de confrontos e conflitos sobre a posse de terras.

Cumpre destacar que a Polícia Federal conta com plataforma própria de educação a distância, que será melhor tratada em tópico próprio, permitindo assim, alcançar os milhares de policiais lotados em todo o território nacional.

Para que seja possível dimensionar as atividades realizadas, nos últimos cinco anos, de acordo com os Relatórios Anuais de Atividades, a Academia Nacional de Polícia realizou 792 ações educacionais alcançando 29.448 alunos, somente em ações presenciais. Cabendo registrar que este número não representa a quantidade de servidores, mas de participantes.

Ações do documento