Você está aqui: Página Inicial / Educacional / Escola Superior de Polícia / ESCOLA SUPERIOR DE POLÍCIA (CESP)

ESCOLA SUPERIOR DE POLÍCIA (CESP)

A Escola Superior de Polícia (Cesp/ANP) é fruto da reestruturação da antiga Coordenação de Altos Estudos de Segurança Pública (CAESP). Trata-se do núcleo de pós-graduação lato sensu e de pesquisa acadêmica da ANP, visando à produção e disseminação de conhecimentos na área das Ciências Policiais.

A CAESP foi criada pelo Decreto nº 4.053/2001 e sua atuação foi pautada inicialmente na elaboração de pesquisas acadêmicas na área de segurança pública e na intermediação de convênios, parcerias e protocolos de cooperação. Com o credenciamento da Academia Nacional de Polícia para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu pelo MEC em 2008, passou a ser responsável por tais ofertas, estruturando o atual programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Policiais, que, paralelamente aos cursos de especialização, também realiza eventos científicos e parcerias com unidades acadêmicas nacionais e internacionais.

INAUGURAÇÃO

A Escola Superior de Polícia foi inaugurada oficialmente na noite do dia 18 de outubro de 2011. A cerimônia realizada na Sala  de Projeções contou com  a   participação do Ministro de Estado da Justiça José Eduardo Cardozo, do Diretor da ANP Disney Rosseti, de quase toda diretoria da Polícia Federal, além de representantes de Escolas de Governo, do Poder Judiciário e servidores da ANP, da Polícia Federal e representantes de entidades de classe.

A aula inaugural foi proferida pelo Ministro que falou com grande conhecimento acadêmico e de maneira clara e objetiva sobre a Segurança Pública no Estado de Direito, traçando uma linha de tempo no direito.

Após a aula os convidados dirigiram-se para o bloco da Escola Superior onde foi cortada a fita inaugural pelo Ministro da Justiça e em seguida servido um coquetel.

A Escola Superior de Polícia tem a missão estratégica de promover as capacitações técnicas e acadêmicas em sede de Cursos de Aperfeiçoamento e de Pós-graduação, lato sensu e stricto sensu no campo das Ciências Policiais.

Além da promoção do ensino superior no âmbito da Academia Nacional de Polícia, a Escola Superior surge também para promover pesquisas acadêmicas de interesse da Polícia Federal e edição de publicações científicas que agreguem o conhecimento acadêmico produzido em suas ações educacionais.

Fonte: SCS/ANP

 

Ações do documento