Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Biblioteca

Biblioteca da Academia Nacional de Polícia

A Biblioteca da Academia Nacional de Polícia é regida pela Portaria nº 003/02-GAB/ANP de 11 de janeiro de 2002. A Biblioteca constitui-se numa unidade de apoio ao desenvolvimento educacional da Academia Nacional de Polícia - ANP e da Escola Superior de Polícia e tem por finalidade reunir, organizar, divulgar e manter atualizado todo o acervo documental existente e que venha a ser adquirido, necessário para o desenvolvimento dos programas de ensino  e de prospecção científicos da ANP, como também  proporcionar condições básicas para o apoio à aprendizagem permanente, autonomia de decisão e desenvolvimento cultural capaz de promover e preservar a memória institucional.

biblioteca

 

INSTALAÇÕES

A Biblioteca da ANP ocupa uma área de 600 m2  com a seguinte infraestrutura:

 

  • Sala web com 12 computadores para consultas e pesquisas;
  • Sala com capacidade prevista de 30 lugares para a realização de seminários e outros eventos;
  • Ambiente especial para leitura de jornais diários e revistas semanais;
  • Rede sem fio de internet, wi-fi, com acesso remoto em todo espaço da Biblioteca.

biblioteca1

 

ORGANIZAÇÃO GERAL DO ACERVO

A Biblioteca da Academia Nacional de Polícia possui um acervo de aproximadamente 23.000 exemplares incluindo periódicos, livros, monografias dos Cursos de Especialização em Segurança Pública, cadernos didáticos dos cursos de formação policial e folhetos. Destacam-se os seus livros jurídicos, principalmente nas áreas de Direito Penal, Administrativo, Público e Constitucional, com ênfase em Segurança Pública. Possui ainda CD-ROMs, revistas nacionais e estrangeiras da área de Segurança Pública.

Todo o acervo é classificado e organizado pela Classificação Decimal Universal (CDU). A Biblioteca utiliza o Código de Catalogação Anglo Americano (AACR2) para a catalogação das obras.

A indexação de assuntos dos documentos é realizada com o auxílio do Vocabulário Básico Controlado utilizado pela Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI, nos temas que concernem à coleção.


Guia do Usuário

USUÁRIOS

A utilização da Biblioteca é direcionada especialmente  aos professores e alunos da Academia Nacional de Polícia e demais servidores da Polícia Federal.

TIPOS DE USUÁRIOS

Usuários internos: professores, alunos da Academia Nacional de Polícia e servidores da  Polícia Federal.
Usuários externos: Participantes de instituições conveniadas, definidas pela direção da ANP.

INSCRIÇÃO

A inscrição dos usuários internos - servidores e alunos - é feita mediante a apresentação de documento de identidade funcional ou civil. Os usuários externos deverão ser autorizados pela direção da Academia Nacional de Polícia.

ATENDIMENTO AO USUÁRIO

A Biblioteca da ANP possui acervo aberto para consulta. Os usuários têm acesso a todos os documentos nela existentes, exceto os de caráter reservado e os destinados para estudos em grupo pelos professores, ou em fase de processamento técnico. Todos têm acesso às estantes e à sala web - destinada às pesquisas na base de dados do acervo e na internet.

EMPRÉSTIMO

O empréstimo é restrito aos professores e alunos da Academia Nacional de Polícia, bem como a servidores da Polícia Federal devidamente cadastrados no sistema de gerenciamento da Biblioteca. Não estão disponíveis para empréstimo obras de referência, obras reservadas, mapas, 02 (dois) exemplares do mesmo título (ao mesmo usuário) e outros documentos de conteúdo reservado e/ou sigiloso.
Não é permitido o empréstimo ao usuário externo, salvo determinação expressa da direção da Academia Nacional de Polícia. Empréstimos de documentos só poderão ser efetuados pessoalmente pelo usuário. A reserva de material pode ser feita pessoalmente, por e-mail ou por telefone.

MODALIDADES DE EMPRÉSTIMOS

Empréstimo Domiciliar
É permitido aos usuários internos cadastrados no sistema de gerenciamento da Biblioteca e que não estejam em débito. Destina-se a permitir a consulta, fora da Biblioteca, em caráter excepcional, das publicações reservadas (ex. exemplar único, trabalho acadêmico reservado), mediante autorização da chefia da Biblioteca da ANP, por um período não superior a (03) três dias.

Empréstimo Funcional
É previsto para facilitar aos servidores a utilização do material bibliográfico necessário à execução das atividades de determinado Setor, dentro de um prazo pré-determinado.

Empréstimo entre bibliotecas
Exclusivo para professores da Academia Nacional de Polícia e servidores da Polícia Federal e pode ser efetivado mediante intercâmbio entre as bibliotecas da Rede Virtual de Bibliotecas – RVBI.

Os livros retirados para serviços de reprodução parcial deverão retornar à Biblioteca no mesmo dia.

OBRIGAÇÕES DOS USUÁRIOS

O usuário é responsável pelos documentos emprestados e, no caso de perda ou dano fica obrigado a repor o documento, de acordo com o valor atual.  Caso o documento esteja esgotado, recomenda-se a reposição por outro título da mesma área e do mesmo porte da obra extraviada.

  • Os usuários devem atender à solicitação dos servidores para que seja verificado o material que entra e sai do ambiente da Biblioteca. Bolsas, pastas e similares deverão ser guardados nos guarda-volumes disponíveis na entrada da Biblioteca.
  • Aos usuários é proibida a entrada na Biblioteca da ANP com bebidas e alimentos, bem como a utilização de telefone celular no ambiente.

Atenção!  Brevemente a  Biblioteca da Academia Nacional de Polícia disponibilizará o catálogo on-line do acervo, o que permitirá, além da consulta ao acervo, a reserva de obras e renovação de empréstimos. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: biblioteca.anp@dpf.gov.br.

Ações do documento