Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Museu

Museu Criminal

O Núcleo de Museu Criminal da Polícia Federal, cadastrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, tem como função precípua o resgate e a preservação da história da PF nas mais diversas áreas da atividade policial. Objetiva a divulgação do acervo, apreendido nas operações policiais e/ou doado pelas Unidades Centrais e Descentralizadas do órgão: inicialmente aos alunos dos Cursos de Formação Profissional e de especialização; com o passar do tempo abriu-se para o público externo, nas quais se incluem as escolas da rede pública e particular de ensino do DF, as Universidades e faculdades públicas e particulares de vários estados da Federação.

Consta do acervo material inédito apreendido na residência do médico nazista Josef Mengele, por ocasião de perícia identificatória dos restos mortais promovida pela PF em junho/julho de 1985, e acompanhada por peritos americanos e alemães. No museu também estão expostos utensílios utilizados como meio de ocultação de substâncias entorpecentes, algumas amostras dessas substâncias, armas de diferentes calibres e poder de fogo, armas brancas, projéteis e cápsulas, cédulas e moedas falsificadas.

Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª feira de 8h às 17h30.


Galeria de Heróis

Em 21 de abril de 2000, foi expedida a Instrução Normativa nº 02 com a finalidade de instituir e regulamentar a Galeria de Heróis da Polícia Federal, como homenagem post-mortem aos policiais federais que faleceram em confronto direto, no cumprimento do dever legal e tiveram conduta ilibada e moral inatacável. Uma solenidade especial que marca a inclusão do policial na Galeria de Heróis, com a presença de autoridades e da família do policial homenageado.

Em abril de 2008, foi publicada a Portaria nº 212/GAB/ANP que atribuiu ao Museu da ANP competência de arquivar os processos de inclusão e manter a Galeria de Heróis.


Veja os Heróis do DPF, conforme Mural de Heróis

 

Banco de Imagens

Armas de cano longo apreendidas ou doadas Armas de cano curto apreendidas ou doadas

Cédulas falsas Jacarés utilizados como meio de ocultação de drogas

Botijão de gás utilizado como meio de ocultação de drogas
Evolução histórica do passaporte
Pintura com tinta impregnada de cocaína Quadro entalhado em madeira utilizado como meio de ocultação de drogas
Uniforme oficial da Guarda Especial de Brasília - GEB Uniformes dos alunos dos cursos de formação da ANP
Ações do documento