Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Museu / Galeria de Heróis

Galeria de Heróis

Área formada pelas fotos dos policiais do DPF, criada para homenagear todos aqueles que se quedaram em combate e fomentar a memória histórica da Polícia Federal.

Mattos

Mário Henrique de Almeida Mattos

25/01/1982
16/05/2015

Em 16 de maio de 2015, o Agente de Polícia Federal Mário Henrique de Almeida Mattos tombou em ação quando, no cumprimento do dever funcional, integrava uma das equipes responsáveis pela realização de diligências necessárias à prisão de uma organização criminosa ligada ao narcotráfico e ao roubo de aeronaves na região da cidade de Sinop/MT. Segundo apurado, ao se posicionar em uma das saídas de um dos aeroclubes da mencionada cidade, com o objetivo de interceptar o piloto e o líder da organização criminosa sob investigação, o APF Mário participou de intensa troca de tiros contra integrantes da referida organização criminosa, juntamente com os demais colegas de equipe, e veio a ser mortalmente atingido por disparo de arma de fogo.

APF Fábio Ricardo Paiva Luciano

04/10/1974
25/09/2013

Em 25 de setembro de 2013, o Agente de Polícia Federal Fábio Ricardo Paiva Luciano tombou em ação quando, no cumprimento do dever funcional, integrava uma das equipes responsáveis pela realização de diligências necessárias à apreensão de substâncias entorpecentes e às prisões de membros de uma organização criminosa ligada ao narcotráfico internacional. Segundo apurado, ao se posicionar em uma das saídas vicinais da pista de pouso reservada para a aeronave carregada de entorpecentes, com o objetivo de impedir a fuga dos criminosos, a equipe de policiais entrou em confronto com os narcotraficantes e, durante intensa troca de tiros com armas de fogo, o APF Paiva foi atingido e não resistiu aos ferimentos.

Adécimo Joel Branco
28/08/1957
11/10/2013

Em 11 de outubro de 2013, o Agente de Polícia Federal Adécimo Joel Branco, tombou em ação quando, no cumprimento do dever funcional, conduzia viatura descaracterizada na BR 316 em Montenegro/RS em perseguição a veículo que transportava drogas. Segundo apurado, o veículo que transportava drogas furou barreira policial e empreendeu fuga, colocando em risco a vida dos policiais e terceiros, quando o APF Adécimo, com extrema coragem, em ato de bravura, tentou ultrapassar o veículo visando pará-lo, tendo o veículo em fuga colidido com a viatura policial, ocasionando o capotamento, causando ferimentos que levaram à sua morte.

Carlos Henrique Ramos Cerqueira
23/07/1967
26/10/2011

Em 26 de outubro de 2011, o Agente de Polícia Federal Carlos Henrique Ramos Cerqueira tombou em ação durante operação na comunidade do Jacaré, na cidade de Niterói/RJ, quando tentava observar um encontro entre criminosos investigados no âmbito da Operação Farol. Na referida data, havia indícios de que os criminosos pretendiam se encontrar em determinado ponto da precitada comunidade, e o APF Cerqueira se posicionou para presenciar e registrar tal acontecimento. Com a ciência de que havia um policial na área da comunidade, um grupo de traficantes, responsável pela segurança do ponto de vendas de entorpecentes, dirigiu-se ao local. Tendo em vista que conheciam a comunidade, os criminosos se posicionaram e atacaram covardemente o policial federal pelas costas, atingindo-o mortalmente com disparo de arma de fogo, sem possibilidade de reação.
Jorge Washington Cavalcanti de Albuquerque
28/04/1953
05/01/2011

Em 05 de janeiro de 2011, o Agente de Polícia Federal Jorge Washington Cavalcanti de Albuquerque, tombou em ação quando, no cumprimento do dever funcional, realizava diligência necessária à prisão de traficante. Segundo apurado, após a prisão da pessoa que transportava droga, a equipe policial se dirigiu à BR-232 no Recife/PE juntamente com o preso, visando prender o traficante que receberia droga. Todavia, ao chegar ao local, policiais civis que acompanhavam o mesmo alvo, sem dar chance de identificação, alvejaram o APF Washington, causando-lhe ferimentos que ocasionaram sua morte.

Edson Martins Matsunaga
09/05/1960
04/10/2010

Em 04 de outubro de 2010, na cidade de Curitiba/PR, o Agente de Polícia Federal EDSON MARTINS MATSUNAGA, que se encontrava em missão na unidade do GISE/PR, após ter notícia de que estava em andamento um roubo na casa lotérica localizada ao lado da referida Unidade da Polícia Federal, se dirigiu juntamente com outros colegas policiais federais ao aludido estabelecimento na intenção de tentar impedir a ação criminosa, ocasião em que veio a ser mortalmente atingido por disparo de arma de fogo praticado por um dos autores do delito.

MauroLobo Mauro Lobo
27/07/1967
17/11/2010

Em 17 de novembro de 2010 o Agente de Polícia Federal MAURO LOBO, tombou em ação quando no cumprimento do dever funcional, integrava uma das equipes que prestavam apoio à Delegacia de Polícia Federal em Tabatinga/Amazonas, na realização das diligências necessárias à prisão de narcotraficantes e apreensão de drogas. Segundo apurado, ao se aproximar da embarcação suspeita, que navegava ás margens do Rio Solimões, a equipe de policiais federais foi duramente alvejada pelos criminosos. Entretanto, mesmo gravemente ferido, em um ato de descomensurada bravura, o APF Lobo manteve-se em seu posto, respondendo ao fogo inimigo, somente tombando quando mortalmente atingido em áreas vitais.

Leonardo Matsunaga Yamaguti
27/04/1984
17/11/2010

Em 17 de novembro de 2010 o Agente de Polícia Federal LEONARDO MATSUNAGA YAMAGUTI, tombou em ação quando no cumprimento do dever funcional, integrava uma das equipes que prestavam apoio à Delegacia de Polícia Federal em Tabatinga/Amazonas, na realização das diligências necessárias à prisão de narcotraficantes e apreensão de drogas. Segundo apurado, ao se aproximar da embarcação suspeita, que navegava ás margens do Rio Solimões, a equipe de policiais federais foi duramente alvejada pelos criminosos. Entretanto, mesmo gravemente ferido, em um ato de descomensurada bravura, o APF Matsunaga manteve-se em seu posto, respondendo ao fogo inimigo, somente tombando quando mortalmente atingido em áreas vitais.

leonardomaia Leonardo Maia Fonseca
11/02/1979
04/03/2009

Em 04 de março de 2009 o agente de polícia federal Leonardo Maia Fonseca, tombou em ação quando cumpria a Ordem de Missão nº 0143/2009-DELINST/SR/BA, que incumbia intimar a pessoa de André Santana Santos, envolvido em fraude eleitoral. Entretanto, no local a equipe de policiais composta pelos APFs Renato Brito, Roberto Sancho e Leonardo, foi surpreendida pela emboscada preparada por quadrilha de traficantes de drogas. Após intenso tiroteio entre os policiais federais e os traficantes, o APF Leonardo foi ferido gravemente e mesmo sendo socorrido imediatamente pelos companheiros acabou falecendo a caminho do hospital.

Marcelo Cardozo Castelhano
09/06/1975
05/06/2007

O Agente de Polícia Federal Marcelo Cardozo Castelhano, em 05 de junho de 2007, tombou por ter sido identificado como policial, quando realizava diligências na favela da Rocinha – rio de Janeiro, para localizar e prender foragido da Justiça Federal do Estado de Ceará . Ocorrendo assim, confronto direto motivado por resistência à ação policial, em razão de sua atividade profissional. Na mesma data, ou seja, 05JUN2007, após intensa operação, a Polícia federal prendeu e autuou em flagrante delito o assassino do referido policial.

Klaus Henrique Teixeira de Andrade
15/04/1976
25/09/2003

Em 25 de setembro de 2003 o Agente de Polícia Federal Klaus Henrique Teixeira de Andrade tombou em ação durante operação na cidade de Pilão Arcado/BA, quando tripulava o helicóptero caçador 06, que combatia quadrilha de assalto ao Banco do Brasil S/A naquela cidade. O policial federal foi atingido por um tiro de fuzil durante o voo de abordagem realizado àqueles assaltantes, exatamente no momento em que os criminosos trocavam intenso tiroteio contra equipes de solo e contra a aeronave.

APF Armindo João da Silva
28/10/1957
13/10/2002

O Agente de Polícia Federal Armindo João da Silva, última lotação SR/DPF/AM, foi morto, em 14/10/2002, juntamente com o APF Guilherme Auad Mourad, pelo policial Cláudio Pedrosa Pontes, o qual,supostamente, após ter perdido o controle de sua sanidade mental e, ato contínuo, feito reféns colegas de trabalho, efetuou vários disparos de arma de fogo que resultaram na morte dos policiais citados.

APF Guilherme Auad Mourad
01/01/1972
13/10/2002

O Agente de Polícia Federal Guilherme Auad Mourad, última lotação DPF.B/Tabatinga/AM, foi morto, em 14/10/2002, juntamente com o APF Armindo João da Silva, pelo policial Cláudio Pedrosa Pontes, o qual, supostamente, após ter perdido o controle de sua sanidade mental e, ato contínuo, feito reféns colegas de trabalho, efetuou vários disparos de arma de fogo que resultaram na morte dos policiais citados.

APF Roberto Simões de Mentzingen
17/12/1960
13/12/1999

O Agente de Polícia Federal Roberto Simões de Mentzingen, Matrícula n.º1747, última lotação DPF.B/Vilhena/RO, foi morto em 03 de dezembro de 1999, em confronto direto com traficantes de cocaína às margens do Rio Guaporé, divisa com a Bolívia e em plena floresta amazônica.

APF Marcos Antonio Soares de Assunção
14/11/1963
23/06/1998

O Agente de Polícia Federal Marcos Antonio Soares de Assunção, matrícula 1664, na data de 23 de junho de l998, ao se dirigir para um encontro com um de seus informantes foi vítima de emboscada, na ocasião foi atingido por vários tiros, homicídio ocorrido quando investigava crime de contrabando de armas e aparelhos eletrônicos, na cidade de Dourados/MS.

APF Cleber Souza Moura
14/10/1970
12/06/1998

O Agente de Polícia Federal Cleber Souza Moura, quando em perseguição a um indivíduo, na localidade denominada Porto das Sete Quedas, "Portinho", na cidade de Guaíra-PR, foi assassinado no dia 12/06/98, em confronto direto, com disparos de arma fogo, em razão da atividade policial, exercida com denodo, probidade e dedicação.

APF Álvaro Zilomar Ávila Lourenze
22/04/1958
03/06/1998

O Agente de Polícia Federal Álvaro Zilomar Ávila Lourenze, quando em serviço, na cidade de Porto Alegre-RS, teve a viatura oficial assaltada por dois elementos e ao esboçar reação, foi alvejado por disparos de arma de fogo, vindo a falecer no dia 03/06/98, em razão da atividade policial, exercida com denodo, probidade e dedicação.

DPF Alcioni Serafin de Santana
16/07/1956
27/05/1998

O Delegado de Polícia Federal Alcioni Serafim de Santana, no dia 27/05/98, por volta das 06h30min., ao deixar sua residência, foi assassinado com disparo de arma de fogo, em razão de investigações que realizava no Setor de Correições da Superintendência Regional de São Paulo-SP, o fato foi caracterizado como um atentado contra a atividade policial, exercida com denodo, probidade e dedicação.

APF Jorge Luiz de Assis Castro
18/02/1952
16/03/1995

O Agente de Polícia Federal Jorge Luiz de Assis Castro, Matrícula n.º 2.427.164, em 16 de setembro de 1995, respaldado por ordem de missão para entrega de intimações, foi rendido nas proximidades do Bairro da Rocha em São Gonçalo/RJ por traficantes de drogas, desarmado, levado ao alto do morro Menino de Deus, torturado, executado com vários tiros, sendo o seu corpo mutilado e colocado no porta-malas do carro oficial e com este incinerado.

APF Valdenir Alves Machado
18/10/1952
16/03/1995

O Agente de Polícia Federal Valdenir Alves Machado, Matrícula n.º 2.428.824, em 16 de setembro de 1995, respaldado por ordem de missão para entrega de intimações, foi rendido nas proximidades do Bairro da Rocha em São Gonçalo/RJ por traficantes de drogas, desarmado, levado ao alto do morro Menino de Deus, torturado, executado com vários tiros, sendo o seu corpo mutilado e colocado no porta-malas do carro oficial e com este incinerado.

APF Francisco Edvaldo Sampaio de Freitas
01/11/1956
27/04/1994

Morto em confronto direto, no cumprimento do dever funcional, vítima de disparo de arma de fogo, uma cartucheira, no desempenho de suas atividades profissionais, no combate ao tráfico de entorpecentes numa plantação de maconha, na localidade de Brejinhos, em Belmonte/BA. A sua última lotação foi na Delegacia de Polícia Federal em Ilhéus/BA.

APF Luís Fernando dos Santos
17/10/1959
01/04/1994

O Agente de Polícia Federal Luis Fernando dos Santos, matrícula 022.2537, em 30 de março de 1994, participava de uma operação policial desencadeada pela DRE-SR/DPF/RJ na Favela dos Antares em Santa Cruz. Na chegada os traficantes locais atiraram contra a equipe policial, ferindo o APF Fernando que vinha à frente do grupo. O referido policial foi atingido na veia femural, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu dois dias depois.

APF Roseberto Santos Correia
06/01/1958
06/02/1991

O Agente de Polícia Federal Roseberto Santos Correia, matrícula 662, no cumprimento do dever legal imposto pela sua função, ao atender pedidos de socorro vindos de populares, tentou intervir direta e imediatamente em assalto que estava ocorrendo, sendo atingido e morto pelos indivíduos que praticavam o crime.

APF Afonso Pedreira de Carvalho
04/10/1952
16/09/1990

Morto em confronto direto, no cumprimento do dever funcional, combatendo o crime organizado, juntamente com o Agente de Polícia Federal Gilvan Silva Santos. Os dois policiais foram seqüestrados, por uma quadrilha, quando efetuavam uma campana. O APF Afonso foi assassinado em Salvador/BA, sendo o seu corpo ocultado no município de Pojuca/BA. A sua última lotação foi na Superintendência Regional do DPF na Bahia.

APF Gilvan Silva Santos
04/01/1960
16/09/1990

Morto em confronto direto, no cumprimento do dever funcional, combatendo o crime organizado, juntamente com o Agente de Polícia Federal Afonso Pedreira de Carvalho. Os dois policiais foram seqüestrados, por uma quadrilha, quando efetuavam uma campana. O APF Gilvan foi assassinado no município de Araças/BA, onde seu corpo foi ocultado. A sua última lotação foi na Superintendência Regional do DPF na Bahia.

APF Fernando Luiz Fernandes
28/10/1957
13/12/1989

O Agente de Polícia Federal Fernando Luiz Fernandes cumpria Ordem de Missão que objetivava diligenciar ilícito penal relacionado ao contrabando de aparelhos eletrônicos, foi vítima de disparo de arma de fogo, colegas levaram-no ao hospital, mas, devido à gravidade dos ferimentos, veio a óbito, fato ocorrido na cidade de Campo Grande/MS.

APF Estanislau Otacílio Gonçalves Camargo
29/03/1960
19/03/1988

O Agente de Polícia Federal Estanislau Otacílio Gonçalves Camargo, quando em serviço, conduzia dois presos do Porto Paragem (divisa do Paraná com o Mato Grosso) para a Delegacia de Guaíra-PR, um dos conduzidos, que estava sem algemas, deu uma "gravata" no APF, tomou sua arma e disparou diversos tiros que causaram sua morte.

EPF Adalberto da Silva Monturil
30/08/1959
30/11/1987

O Escrivão de Polícia Federal Adalberto Silva Monturil, matrícula 022.2075, em 30 de novembro de 1987, participava de uma barreira policial na BR-060, município de Rio Verde/GO. Na abordagem de um veículo, juntamente com outros policiais federais, o EPF Monturil foi alvejado fatalmente com um disparo de arma de fogo, efetuado por um elemento que estava foragido em razão de ter cometido outro homicídio há poucos dias.

DPF Acir Monteiro de Lima
29/03/1950
17/10/1987

O Delegado de Polícia Federal Acir Monteiro de Lima, Matrícula n.º 2.416.525, quando executava a operação "Adeus às Armas", deteve e prendeu Nelson Neves Verneck, Sgt. do Corpo de Bombeiros/RJ, por contrabando e uso de documento falso. O elemento detido, depois de conduzido a sua Unidade Militar, tentou apoderar-se da escopeta de um dos Agentes integrantes da equipe, provocando um disparo que ocasionou a morte do DPF ACIR.

DPF Carlos Alberto Cardoso
12/04/1945
05/03/1987

O Delegado de Polícia Federal Carlos Alberto Cardoso, Matrícula n.º 1251, em 05 de abril de 1987, na Avenida Sernambetiba, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ, foi sequestrado em seu próprio veículo por dois elementos armados. O Delegado, após ter reconhecida a sua condição de Policial Federal, reagiu ao atentado, sendo, simultaneamente, alvejado por vários tiros que ocasionaram a sua morte.

APF José Wellington Façanha
03/03/1957
05/09/1986

O Agente de Polícia Federal José Wellington Façanha, matrícula 998, cumprindo Ordem de Missão da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, durante uma perseguição a um perigoso traficante, foi atingido e morto na cidade de João Pessoa/Paraíba, local de sua última lotação.

DPF Sérgio Felício da Silva
02/04/1946
19/05/1986

O Delegado de Polícia Federal Sérgio Felício da Silva, matrícula 2.416.162, em 14 de maio de 1986, participava de uma missão policial da DRE-SR/DPF/RJ na região de Bangu. Quando a equipe realizava levantamentos na Favela Vila Aliança, foi surpreendida por traficantes. No tiroteio o DPF Sérgio foi atingido na cabeça, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer cinco dias depois.

APF Marcos José Chans Machado Dias
03/06/1953
28/12/1985

O Agente de Polícia Federal Marcos José Chans Machado Dias, matrícula 2.426.723, em cumprimento a ordem de missão que tinha como objetivo o reforço do efetivo da Delegacia de Polícia Federal em Cáceres/MT, durante o período de recesso de final de ano e, quando realizava uma abordagem a traficantes daquela cidade, foi recebido a balas, vindo a falecer no local.

APF Ademir Moreira de Araújo
17/01/1953
31/12/1982

O Agente de Polícia Federal Ademir Moreira de Araújo, matrícula 2.417.243, quando desenvolvia diligências, em cumprimento à Ordem de Missão expedida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes, foi assassinado pelo traficante que investigava, na cidade de Bayeux/Paraíba.

APF José Cadilhe de Assis
24/09/1933
05/12/1982

O Agente de Polícia Federal José Cadilhe de Assis, matrícula 1.040.412, participava de uma operação policial na cidade de Canto do Buriti/PI com a finalidade de efetuar a prisão de um grupo de assaltantes. Após alguns levantamentos, a equipe localizou a propriedade do líder da quadrilha e, no momento da abordagem, os elementos reagiram e alvejaram o APF Cadilhe com cinco disparos fatais de arma de fogo.

APF Francisco Samuel Silva Barbosa
14/08/1951
22/07/1981

O Agente de Polícia Federal Francisco Samuel Silva Barbosa, foi morto friamente, baleado a "queima-roupa", vítima de emboscada de posseiros armados com espingardas, durante cumprimento de ordem de missão que visava proteger oficiais da justiça federal, fato ocorrido no povoado do CEM, município de Santa Luzia/MA.

APF Carlos Alberto dos Santos
11/12/1952
30/09/1976

O Agente de Polícia Federal Carlos Alberto dos Santos, matrícula 2.404.768, em cumprimento à Ordem de Missão da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, ao investigar o tráfico de maconha no município de Traipu/Alagoas, foi atingido e morto pelos traficantes que reagiram à voz de prisão.

APF Eilson de Oliveira Correia
03/01/1947
30/09/1975

Morto em confronto direto, no cumprimento do dever funcional, no combate ao contrabando e descaminho, quando compunha uma equipe que efetuava a prisão em flagrante de detentor de grande quantidade de caixas de cigarros e conseqüente apreensão da mercadoria, na localidade de Vila Matias Velho, município de Canoas/RS. A sua última lotação foi na Superintendência Regional do DPF no Rio Grande do Sul.

APF João Gomes
27/02/1938
06/05/1971

O Agente de Polícia Federal João Gomes, ao realizar uma "revista" na cabine de um caminhão, suspeito de transportar entorpecentes, foi atingido por tiros e facadas, veio a falecer no local, fato ocorrido na cidade de Ponta Porã/MS. Foi homenageado com a "Medalha de Mérito Policial em ouro", concedido pelo então Excelentíssimo Senhor Presidente Emílio G. Médici, DOU 209, de 04 de novembro de 1971.

APF Adil da Silva Nunes
09/02/1957
06/05/1971

O Agente de Polícia Federal Adil da Silva Nunes, Matrícula n.º 521, cumpria ordem de missão expedida pela DOPS/SR/DPF/RJ, quando foi surpreendido na Rua São Pedro, Morro do Dendê, Ilha do Governador, Rio de Janeiro/RJ e assassinado por elementos de uma quadrilha de tráfico de drogas daquela localidade.

APF Hélio Carvalho de Araújo
27/11/1926
10/12/1970

O Agentede Polícia Federal Hélio Carvalho de Araújo, matrícula 1.243.559, em 07/12/1970, integrava equipe de segurança do Embaixador da Suíça no Brasil. Na ocasião, o veículo queconduzia o Embaixador juntamente com o referido policial e um motorista, foi fechado, sendo o policial federal alvejado com vários disparos ao reagir à ação criminosa deum grupo terrorista composto por vários elementos armados com metralhadoras. O APF Hélio Carvalho de Araújo, veio a falecer no dia 10/12/1970, em decorrência doreferido sequestro.

APF Irlando de Souza Régis
03/07/1916
11/06/1970

O Agente de Polícia Federal Irlando de Souza Régis, matrícula 1.115.470, em 11 de junho de 1970 participava da segurança física do Embaixador da Alemanha no Rio de Janeiro e seguia no mesmo automóvel utilizado pelo aludido dignitário. Nas proximidades da residência da autoridade, a comitiva foi surpreendida por um grupo de terroristas que seqüestrou o Embaixador Von Holleben, feriu dois policiais federais e assassinou o APF Irlando.

Ações do documento