Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Últimas / Multiplicadores de Prevenção ao Uso de Drogas recebem treinamento na ANP

Multiplicadores de Prevenção ao Uso de Drogas recebem treinamento na ANP

A Academia Nacional de Polícia, em parceria com a Coordenação-Geral de Polícia de Repressão a Entorpecentes e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, capacitou no mês de agosto a primeira turma de multiplicadores de prevenção ao uso indevido de drogas. O curso com duração de uma semana reuniu servidores de 22 estados que receberam aulas de didática, características e efeitos das drogas e sistema nacional de políticas sobre drogas.

Os alunos participaram de palestra sobre o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD , unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, tendo por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social. Também puderam ouvir depoimentos de dependentes químicos que receberam tratamento em comunidades terapêuticas.

O objetivo das abordagens multidisciplinares é possibilitar o entendimento de que o uso/abuso de drogas ilícitas não se encerra apenas em sua ilegalidade ou como um problema de polícia ou de Justiça. Cada vez mais valoriza-se a integração dos mais diversos segmentos sociais e governamentais, entendendo a temática das drogas como um problema comum a todos, ressaltando, desse modo, o fundamento no princípio da responsabilidade compartilhada, conforme prevê a atual Política Nacional sobre Drogas.

Segundo o Diretor da Academia Nacional de Polícia, Marco Coura, o curso dá continuidade às ações promovidas no âmbito dos Grupos de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas já constituídos por todas as Superintendências da Polícia Federal.

José Getúlio Pompêu, agente de polícia federal da SR/RS, relatou sua satisfação em receber treinamento sobre o tema, considerando que o Rio Grande do Sul, há anos já realizava o trabalho de prevenção, porém só agora percebeu que este trabalho foi institucionalizado. “Sinto-me valorizado com a realização e a minha participação nesse curso”, disse Pompêu.

APF Pompêu - SR/RS

Ao final do evento, os alunos receberam além do certificado de participação, material digitalizado para utilizar na elaboração de palestras e apresentações sobre prevenção ao uso indevido de drogas.

Ações do documento