Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Últimas / Novo cartaz do GPRED apresenta o “Xerifinho”

Novo cartaz do GPRED apresenta o “Xerifinho”

O Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (GPRED/ANP) lançou nesta semana mais um cartaz para reforçar o seu trabalho de conscientização de crianças e jovens. Desta vez, o material traz o “Xerifinho”, mascote do grupo.

O personagem foi criado no ano de 2010 pelo Escrivão de Polícia Federal Antônio Jakson Batista Miranda, lotado na Delegacia de São Borja - RS. Jakson lembra que a mascote nasceu de uma parceria entre os grupos de prevenção ao uso de drogas das delegacias da PF das cidades de São Borja e Santa Maria, juntamente com o Setor de Comunicação Social da Superintendência Regional do DPF no Rio Grande do Sul, para ilustrar folders e cartazes usados em apresentações feitas pelos servidores da Polícia Federal em feiras, escolas e eventos públicos.

“O nome Xerifinho surgiu de uma enquete realizada junto aos servidores da PF no Rio Grande do Sul e crianças nas escolas. Foi o nome que ficou mais identificado com a proposta inicial”, lembra Jakson.

Com a criação do GPRED no âmbito da Academia Nacional de Polícia em setembro de 2012, teve-se a ideia de adotar o personagem já usado pelos policiais gaúchos em suas palestras. Jakson conta que ao receber o pedido de autorização para uso da mascote pela ANP, concordou prontamente. “Esta é uma singela contribuição ao trabalho de prevenção da Polícia Federal, agora principalmente entrando em um patamar institucionalizado”, afirma o escrivão.
A intenção é que o “Xerifinho” esteja presente nos próximos materiais a serem produzidos pelo GPRED, e que o personagem seja utilizado como forma de aproximação da Polícia Federal com o público infanto-juvenil.

Cartazes

Os cartazes produzidos pelo GPRED/ANP, com mensagens sócio-educativas para promoção da saúde e prevenção ao uso indevido de drogas, também são uma forma de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos GPRED’s, que já estão constituídos no âmbito da Academia Nacional de Polícia e em 21 Superintendências Regionais da Polícia Federal.

Os GPRED’s, através de suas ações sócio-educativas de prevenção às drogas, têm o objetivo minimizar os fatores de risco e maximizar os fatores de proteção, fazendo com que as pessoas sempre busquem uma vida digna e saudável, longe das substâncias entorpecentes.

Ações do documento