Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Últimas / Presidente da República participa da formatura de 307 novos policiais

Presidente da República participa da formatura de 307 novos policiais

A Polícia Federal realizou nesta quinta, 8 de outubro, na Academia Nacional de Polícia, a formatura de 307 novos policiais federais. A solenidade contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro; do Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça; do Diretor-Geral da PF, delegado Rolando Alexandre de Souza; da Diretora de Gestão de Pessoal da PF, delegada Cecília Silva Franco; e do Diretor da Academia Nacional de Polícia, delegado Umberto Ramos Rodrigues, além dos demais diretores da instituição e convidados.

O evento marcou a conclusão dos Cursos de Formação Profissional de Agente, Escrivão e Papiloscopista. Estes treinamentos duraram 10 semanas e são a última fase do concurso público para ingresso nos quadros da Polícia Federal. Os novos servidores deverão reforçar o efetivo principalmente em regiões de fronteira.

No seu discurso o diretor da Academia Nacional de Polícia parabenizou os alunos pela conclusão do curso e agradeceu a equipe de servidores da ANP que atuou diretamente na formação. O delegado Umberto conclamou todos a continuarem mobilizados para os próximos treinamentos que começam em alguns dias. A delegada Cecília Franco, ao falar para os formandos, cobrou que estes respeitem a instituição onde agora irão ingressar e destacou que todos irão ter suas vidas transformadas com o novo trabalho.

O Diretor-Geral da Polícia Federal, delegado Rolando Alexandre de Souza, fez uma retrospectiva das ações realizadas neste ano e destacou que foram quebrados recordes de operações e apreensões de drogas. Ele agradeceu o Presidente da República pela convocação dos atuais alunos e pela autorização de um novo concurso para 2 mil policiais federais e afirmou que com estas medidas fica demonstrado o compromisso do Governo Federal com o combate ao crime organizado. O Diretor-Geral também dedicou um agradecimento aos professores que repassaram os conhecimentos aos novos colegas.

O Ministro da Justiça iniciou sua fala enfatizando a grande responsabilidade e o privilégio de trabalhar com a Polícia Federal. André Mendonça afirmou que recebeu do Presidente da República a determinação de manter a PF independente e autônoma, dando instrumentos para que ela cumpra sua missão constitucional. O ministro pediu aos futuros policiais que sempre respeitem a Constituição Federal e que trabalhem pela instituição, sem projetos personalistas.

O Presidente da República abriu seu discurso enaltecendo a importância do trabalho da Polícia Federal. “A PF mudou paradigmas e mostrou a todos do Brasil que é possível ser um país melhor e diferente” afirmou Jair Bolsonaro. O presidente lembrou do seu compromisso de campanha de combate à corrupção e que isso é comprovado diariamente com os bons resultados alcançados pelas operações da PF. Bolsonaro afirmou que o governo já trabalha na preparação do novo concurso que terá 2 mil vagas e encerrou desejando boa sorte aos novos policiais federais.

Alunos destaque homenageados

Durante a solenidade de formatura os primeiros colocados de cada curso de formação receberam um certificado de homenagem. O aluno Moacir Miorando Júnior foi o primeiro colocado no 57º Curso de Formação de Agente de Polícia Federal. Já Rafael Valentim Blanc foi o aluno que obteve melhor nota no 40º Curso de Formação de Escrivão de Polícia Federal. Por fim o aluno Victor Hugo Moreira foi o que teve melhor desempenho no 18º Curso de Formação Profissional de Papiloscopista Policial Federal.

Novos cursos iniciam no dia 12 de outubro

Na próxima segunda-feira, dia 12 de outubro, a Academia Nacional de Polícia inicia os Cursos de Formação Policial para Delegados e Peritos. Os cursos terão duração de 10 semanas, com previsão de conclusão no dia 18 de dezembro.​

Para assistir a cerimônia clique aqui​

Ações do documento