Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Últimas / Solenidade marca abertura oficial dos Cursos de Formação Profissional

Solenidade marca abertura oficial dos Cursos de Formação Profissional

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira, 11 de agosto, a abertura oficial e a Aula Magna dos Cursos de Formação Profissional dos cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal.

A solenidade contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro; do Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça; do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno e do Diretor-Geral da Polícia Federal, delegado Rolando Alexandre de Souza. Também participaram o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem; a Diretora de Gestão de Pessoal, delegada Cecília Franco; e a Diretora da Academia Nacional de Polícia, delegada Vanessa Gonçalves Leite de Souza, além dos demais diretores da PF e superintendentes.

A Diretora da ANP foi a primeira a discursar e destacou o trabalho de toda a equipe para a realização dos Cursos de Formação. A delegada Vanessa agradeceu aos diretores e superintendentes a liberação dos servidores que irão transmitir o conhecimento aos futuros policiais. A Diretora de Gestão de Pessoal, delegada Cecília, abordou na sua fala as peculiaridades da função policial e a necessidade de dedicação integral ao trabalho.

O Diretor-Geral da Polícia Federal, delegado Rolando Alexandre de Souza, abriu seu discurso falando das tratativas para a realização de um novo concurso com 2 mil vagas para policiais. Ele destacou que esse novo certame possibilitará que a PF tenha o maior efetivo de sua história, resultando em melhores condições para cumprimento de todas as suas atribuições. O Diretor-Geral afirmou que a sociedade reconhece o trabalho da Polícia Federal e a prova disso são os bons números alcançados no Índice de Confiança Social onde a instituição ocupa a segunda posição. Ele agradeceu a confiança e todo o apoio do Ministro da Justiça e do Presidente da República nas demandas de interesse da PF.

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, participou da cerimônia por vídeo conferência. Ele também agradeceu o apoio do Presidente da República nas demandas que vão reforçar o efetivo da PF nos próximos anos. Ele disse que o ingresso de novos policiais é uma possibilidade de renovação e de um maior aprimoramento nos trabalhos realizados. O ministro destacou aos alunos a responsabilidade dos futuros policiais que, ao carregarem no peito o emblema da PF, vão representar uma instituição que tem compromisso com a sociedade.

O presidente Jair Bolsonaro iniciou sua fala destacando os ótimos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Federal. Ele afirmou que os alunos estão firmando um casamento com uma das instituições mais respeitadas do nosso país e que ajudarão a manter a PF com bons índices de aprovação junto à opinião pública. Ao encerrar sua participação, o presidente garantiu que a instituição poderá continuar contando com seu apoio.

​Após o encerramento da solenidade de abertura os alunos assistiram a Aula Magna, ministrada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, onde foi abordada a Corrupção e quais as melhores formas de enfretamento desse problema.

Cursos de Formação

Os Cursos de Formação Profissional começaram no dia 3 de agosto e contam com 309 alunos, sendo 219 APF, 73 EPF e 17 PPF. O treinamento terá duração de 10 semanas, com previsão de encerramento no dia 9 de outubro.

​Por conta do estado de emergência de saúde pública decorrente da pandemia da COVID-19, todas as atividades na ANP estão ocorrendo dentro de um protocolo que visa aumentar a segurança sanitária de candidatos, professores e demais envolvidos.

Ações do documento