Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Lava Jato > Inquéritos no STF e STJ

Operação Lava Jato - Inquéritos do STF e STJ

A Operação Lava Jato identificou a participação de pessoas que possuem prerrogativa de foro envolvidas no esquema investigado. Em razão disso, foram instaurados inquéritos específicos no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça.

Até o momento, foram deflagradas as seguintes operações:

Operação Deflexão

05/12/2016

Centro da operação - Brasília/DF

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e Receita Federal do Brasil, deflagrou a Operação Deflexão, que tem como objetivo o cumprimento de mandados expedidos pelo ministro Teori Zavascki do Supremo Tribunal Federal, referentes ao inquérito 4261 instaurado no âmbito da Operação Lava Jato.

Foram cumpridos nove mandados judiciais em Brasília/DF, na Paraíba e no Rio Grande do Sul, em endereços pessoais, funcionais e empresariais relacionados a um deputado federal e a um ministro do Tribunal de Contas da União, respectivamente relator e presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Petrobrás, instalada em 2014.

Release original.

Operação Sépsis

01/07/2016

Centro da operação - Brasília/DF

A Polícia Federal, em cumprimento a mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal – STF (Ministro Teori Zavascki), deflagrou mais uma fase do núcleo político da Operação Lava Jato, que tramita na Suprema Corte.

Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão (MBA) e um mandado de prisão preventiva (MPP), sendo:

  • São Paulo/SP: 10 MBA+ 1 MPP
  • Sorocaba/SP – 1 MBA
  • Lins/SP – 1 MBA
  • Recife/PE – 3 MBA
  • Rio de Janeiro/RJ – 2 MBA
  • Brasília/DF – 2 MBA

 

Sépsis faz referência ao quadro de infecção generalizada, quando um agente infeccioso afeta mais de um órgão.

Release original.

Operação Catilinárias

15/12/2015

Centro da operação – Brasília/DF

Teve como objetivo principal evitar que provas importantes fossem estruídas pelos investigados.

O ministro Teori Zavascki do Supremo tribunal Federal determinou o cumprimento de 53 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal (9) e nos estados de São Paulo (15), Rio de Janeiro (14), Pará (6), Pernambuco (4), Alagoas (2), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1).

Os investigados, na medida de suas participações, respondem a crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, entre outros.

Catilinárias são uma série de quatro discursos célebres do cônsul romano Cícero contra o senador Catilina.

Release original.

Operação Politeia

14/07/2015

Centro da operação – Brasília/DF

Os ministros Teori Zavascki, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski do Supremo Tribunal Federal determinaram o cumprimento de 53 mandados de busca e apreensão, referentes a seis processos instaurados a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato.

As buscas ocorreram no Distrito Federal (12), bem como nos estados da Bahia (11), Pernambuco (8), Alagoas (7), Santa Catarina (5), Rio de Janeiro (5) e São Paulo (5). Os alvos foram a residência de investigados, em seus endereços funcionais, sedes de empresas, em escritórios de advocacia e órgãos públicos.

Politéia, em grego, faz referência ao livro “A República” de Platão, que descreve uma cidade perfeita, onde a ética prevalece sobre a corrupção.

Release original.