Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Matérias Banner > Alerta à População - Câmeras de Segurança

Alerta à População - Câmeras de Segurança

por imprensa publicado 01/04/2020 15h30, última modificação 02/04/2020 11h21

PF Cameras

 

Verificar o modelo da câmera junto ao fabricante, se há alguma atualização que corrige problemas de segurança. Caso não tenha confiança para atualizar o sistema da câmera, buscar ajuda com um técnico ou um conhecido:

Exemplos:
. Instruções para câmeras Dahua: https://dahuawiki.com/Firmware/Update_Camera_Firmware_via_NVR (em inglês)
. Instruções para câmeras ONVIF: https://www.youtube.com/watch?v=YTjC_dqvIio

Verificar se a câmera possui algum acesso externo. É comum usuários domésticos configurarem câmeras para serem vistas fora de casa. Este tipo de configuração se não tiver os devidos cuidados pode expor a câmera para invasores. Este tipo de configuração muitas vezes é referido como "dmz" ou redirecionamento de portas. Na Internet é possível achar uma série de guias conforme abaixo. Caso o usuário tenha optado por esta funcionalidade, recomenda-se desabilitar até que um técnico especializado possa avaliar e realizar uma configuracao mais segura. Infelizmente não há um guia padrão para este tipo de configuração, ela vai variar de acordo com o equipamento (modem) Internet do usuário. Novamente em caso de dúvidas, buscar ajuda com um técnico ou usuário experiente:

. https://www.tp-link.com/pt/support/faq/28/
. http://blog.marvinsiq.com/2014/04/16/configurando-o-dmz-roteador-arris-tg862-da-netvirtua/

Verificar as credenciais de acesso da câmera, trocar a senha e verificar se existem outros usuários configurados. Muitas câmeras possuem usuários de manutenção que podem ser acessados por invasores sem o conhecimento do usuário.

Por fim, na dúvida, se há o risco da câmera realizar uma filmagem de uma criança em condições vulneráveis (ex: num sofá, tomando banho, etc), sugere-se desligar a câmera até que seja possível configurar de forma segura.