Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > 2019 > 02 > PF dá continuidade ao esforço de proteção territorial indígena

Notícias

PF dá continuidade ao esforço de proteção territorial indígena

Ação PF - RO

PF percorreu terra de recente invasão e sobrevoou o território
por publicado: 28/02/2019 20h00 última modificação: 01/03/2019 16h57
Terra indígena

Terra indígena

Porto Velho/RO - Na última quinta-feira (28/2) e depois de atuações nas terras ocupadas pelos índios Suruis e Cinta-Larga para combate a garimpos ilegais, a Polícia Federal deu continuidade ao esforço de proteção territorial indígena.

A ação se desenvolveu junto às aldeias denominadas Alto Jaru, 621, 623 e 625, todos no distrito de Tarilândia, em Jaru/RO, e pertencente à etnia Uru-Eu-Wau-Wau.

A PF percorreu por terra de recente invasão e sobrevoou com minúcia o território que segundo informações estaria para ser invadido. Nada foi encontrado no momento.

No trabalho preventivo, também foi colhido material de inteligência para futuras ações, em especial conhecimento sobre o terreno objeto da atuação.

Policiais federais aproveitaram o momento e estiveram nas aldeias conversando com lideranças, para tranquilizar a população indígena no sentido de que seus direitos continuam preservados e escutar demandas dos índios sobre a atuação policial, reforçando o sentido comunitário e de amizade e respeito com os indígenas.

A interação e presença da PF no local reforça a visão de apoio aos direitos territoriais indígenas ao mesmo tempo em que dá um recado aos interessados nas invasões de que não serão toleradas.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Contato: (69) 3216-6242